Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Primeiro Ministro Boris Johnson faz visita surpresa a Kiev e se reúne com Presidente da Ucrânia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Visita do primeiro-ministro britânico ocorreu neste sábado (9). Premiê também ofereceu veículos blindados e mísseis anti-embarcações durante o encontro.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, realizou neste sábado (9) uma visita-surpresa à Ucrânia, durante a qual reuniu-se com Volodimir Zelensky, em Kiev.

“Juntamente com nossos parceiros, vamos aumentar a pressão econômica e continuaremos a intensificar, semana a semana, as sanções à Rússia”, disse Johnson a jornalistas ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, segundo a agência Reuters.

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, à esquerda, e presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ao centro, caminham no centro de Kiev, na Ucrânia. — Foto: ASSOCIATED PRESS

O premiê britânico afirmou ainda que as medidas contra a Rússia incluem banimento de uso de produtos do setor russo de petróleo e gás e prometeu uma ajuda militar adicional à Ucrânia, com o envio de 120 veículos blindados e novos sistemas de mísseis contra embarcações “para ajudar a Ucrânia nesta fase crucial, enquanto continua a ofensiva ilegal da Rússia”, conforme divulgado por um comunicado de Downing Street.

“Isso se soma aos £100 milhões em equipamentos militares de alta qualidade anunciados ontem, incluindo mais mísseis antiaéreos Starstreak, outros 800 mísseis antitanque e munições de alta tecnologia para ataques de precisão”, disse a nota.

Primeiro-ministro britânico Boris Johnson em Kiev — Foto: Reprodução/ Facebook Andriy Sibiga

A visita foi primeiramente informada por um assessor do presidente ucraniano, em uma mensagem postada em seu perfil no Facebook.

“A visita de Boris Johnson a Kiev acaba de começar com um encontro com o presidente Zelensky”, disse Andriy Sybiha.

Segundo o porta-voz do governo britânico, também foi discutido o apoio de longo prazo do Reino Unido à Ucrânia.

Boris também caminhou com o presidente ucraniano pelas ruas de Kiev na tarde deste sábado. No centro da cidade, o premiê britânico também conversou com civis.

O Ministério da Defesa da Ucrânia elogiou Boris Johnson por ser o primeiro líder do G7 a visitar o país desde o início da invasão, em 24 de fevereiro.

A reunião ocorre um dia após a estação de trem de Kramatorsk, em Donetsk, ter sido alvo de ataque. Mais de 50 pessoas, oito delas crianças, morreram e cerca de 300 ficaram feridas. O governo ucraniano acusa a Rússia de ter realizado deliberadamente o ataque, o que Moscou nega.

Segundo a companhia que administra a malha ferroviária da Ucrânia, dois mísseis atingiram a estação, que estava com mil pessoas.

Um míssil tinha a frase “por nossos filhos” escrita em russo na carcaça. A frase За детей seria usada por separatistas pró-Rússia como forma de vingar as mortes na guerra de 2014, segundo reportagem da agência francesa AFP.

Há três dias, a Ucrânia pede que moradores das cidades do leste da Ucrânia deixem às pressas a região, onde, segundo Kiev, Moscou prepara fortes ataques.

Neste sábado, um total de 4.532 pessoas deixaram as cidades ucranianas por corredores humanitários. A informação foi divulgada pelo vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko.

Por g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí teve menor número de nascimentos em 20 anos, diz o IBGE

Em 2023 houve 5.293 nascimentos a menos que a média do período pré-pandemia de 2015 a 2019. O Piauí registrou...

Vereador de Bom Princípio é preso por estupro de vulnerável e afastado do cargo

Jacinto Moraes teria sido denunciado ao Conselho Tutelar em 2021, mas o caso foi arquivado por falta de provas. O...

Governo federal proíbe cursos a distância em áreas como medicina, direito e psicologia

Assinatura do decreto foi feita na manhã desta segunda-feira no Palácio do Planalto com o Ministro da Educação, Camilo...

Adaptações para alistamento feminino custam R$ 48 milhões ao Exército

As obras são necessárias porque algumas unidades não possuem acomodações, como vestiários femininos. Com o início do alistamento de mulheres...
spot_img

Estudantes da rede estadual levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em preparação para o Enem e Saeb

A proposta, além de lúdica, faz parte do plano de preparação dos alunos para o Saeb e está alinhada...

Prefeito de Picos Pablo Santos gasta R$ 2,1 milhões na locação de impressoras e scanners

A empresa fica localizada no bairro Canto da Várzea, em Picos, e tem como sócio-administrador Thiago Cortez Barros. O prefeito...
spot_img

Posts Recomendados