Conselho de ética da Alesp aprova cassação de Arthur do Val

-

A punição sugerida segue a pena proposta pelo relator do caso, deputado delegado Olim (PP).

O conselho de ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por unanimidade a proposta de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar.

A aprovação pelo colegiado ocorreu em reunião na tarde desta terça-feira (12), concluindo a atuação do grupo no processo ao qual Arthur responde em razão de falas sexistas sobre mulheres ucranianas.

A cassação do mandato dele, porém, não ocorre imediatamente. A decisão do conselho de ética segue para a Mesa Diretora da Alesp, que precisa dar o aval para o caso seguir ao plenário, em forma de um projeto de resolução.

O texto, então, precisa ser pautado pelo presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB), e obter maioria simples (voto favorável de 48 deputados) para ser aprovado.

Se isso ocorrer, Arthur perde o seu mandato. Mas no plenário os deputados podem rever a decisão do conselho e alterar a punição, que também pode ser uma advertência, uma censura ou a suspensão do mandato por um tempo determinado.

Antes de o colegiado se reunir, manifestantes contrários à cassação de Arthur fizeram um ato do lado de fora da Assembleia.

O encontro foi convocado pelo próprio deputado em suas redes sociais, em vídeos nos quais chamava a sua situação de “emergência” e pedia a simpatizantes que procurassem os deputados do conselho de ética (por email ou telefone) dizerem que a perda do mandato era uma medida exagerada.

Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, virou alvo de processo na Comissão de Ética por causa das falas que ele enviou a um grupo de WhatsApp após uma viagem à Ucrânia, que enfrenta uma guerra contra a Rússia.

Nos áudios, ele diz que as mulheres ucranianas são fáceis “porque são pobres”. Nas mensagens, Arthur também afirma que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”.

O colegiado recebeu 21 representações pedindo a cassação do mandato dele por quebra de decoro parlamentar.

A defesa do deputado argumentou que os áudios foram vazados ilicitamente, que o Conselho de Ética não teria competência para julgar o caso –já que as falas foram feitas fora do Brasil– e que o deputado estava licenciado do cargo quando o episódio ocorreu.

Aliados de Mamãe Falei também argumentam que a cassação é uma punição exagerada. Como comparação, citam o caso do também deputado estadual paulista Fernando Cury (União Brasil), que apalpou a colega Isa Penna (PC do B) no plenário da Assembleia e acabou sendo punido com a suspensão de seis meses do mandato.

A crise gerada pelas falas fez com Arthur desistir de ser pré-candidato ao Governo de SP, deixar o Podemos e, oficialmente, se desligar do MBL (Movimento Brasil Livre).

Com informações do Folhapress

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Prefeitos em estado do Nordeste definem teto de R$ 350 mil para cachês de artistas em eventos públicos

A medida foi construída com base em uma pesquisa realizada pela entidade, que contou com a participação de 81%...

Alta do diesel pressiona caminhoneiros e sindicato aponta risco de greve no Piauí

Movimento nacional da categoria discute paralisação diante da escalada do combustível que pode afetar o estado. Com a alta do...

Disputa pelo posto de vice na chapa de Joel Rodrigues esquenta no Piauí

Margarete Coelho, Ismael Silva e Jeová Alencar são os principais nomes na corrida para compor a chapa da oposição...

Bertolínia: resíduos de agrotóxicos de acidente serão incinerados em Minas Gerais

A medida faz parte do plano de destinação ambiental dos materiais após o tombamento registrado no dia 6 de...

PSD acelera no Piauí e mira alto nas eleições de 2026

Com estratégia definida e reação à crise do MDB, partido quer ganhar espaço e disputar poder de forma contundente O...

INMET alerta para chuvas fortes e ventos de até 100 km/h em todo o Piauí

Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia vale para todo o estado e destaca as regiões Centro-Norte, Norte e Sudeste. O...

Nova lei de transparência exige mudanças nos postos de combustível do Piauí

A nova legislação tem como objetivo principal garantir que...

Inscrições para o programa “Minha Casa, Minha Vida” acontecem a partir de junho em Teresina

Pelo novo cronograma, a inscrição para o Minha Casa,...

Você também pode gostar
Recomendado para você