Covid: 4ª dose está disponível, mas 58% da população não tomou reforço

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Contra a Ômicron, reforço é essencial. População abaixo dos 40 anos ainda não chegou a 50% de imunizados com a terceira dose.

O Ministério da Saúde se prepara para ampliar a recomendação da quarta dose da vacina da Covid-19 para pessoas acima de 70 anos, enquanto estados e municípios já aplicam a segunda dose de reforço na população mais idosa e nos imunocomprometidos.

Apesar disso, uma estatística preocupa, sobretudo considerando que o governo federal anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), instituída devido à pandemia da Covid-19: cerca de 58,2% dos brasileiros que têm idade acima de 18 anos e que já estão elegíveis para receber a primeira dose de reforço ainda não completaram o esquema de imunização.

Dados do LocalizaSUS mostram que, de um total estimado de 170 milhões de indivíduos nessa faixa etária, 71 milhões de pessoas foram vacinadas com a terceira dose – ou a segunda, no caso de quem recebeu imunizante de dose única. Ou seja: longe, ainda, da cobertura desejada.

Informações do ministério obtidas pelo Metrópoles mostram que indivíduos mais jovens apresentam taxas mais baixas de cobertura vacinal: entre as faixas etárias, a primeira com 50% ou mais de imunizados com o reforço é a de 45 a 49 anos. O grupo de 65 a 69 anos apresenta 75% de vacinados, e os idosos a partir de 70 anos beiram 80%.

Especialistas ouvidos pela reportagem ressaltam que é consenso entre a comunidade científica que indivíduos que receberam apenas as primeiras duas doses não estão devidamente protegidos. A dose de reforço é necessária para o organismo ficar devidamente protegido.

“Sabemos que, com a vacina, sobretudo com a da Ômicron, em torno de três a quatro meses, você já vai perdendo proteção contra o coronavírus, principalmente em pacientes idosos e imunossuprimidos, e mesmo na população geral”, explica o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro.

“Extremamente preocupantes”

Além disso, a infectologista Raquel Stucchi, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aponta que os níveis mais baixos de cobertura da terceira dose são “extremamente preocupantes”, pois correspondem a pessoas mais jovens, que têm uma rotina mais ativa e, assim, podem contaminar mais pessoas.

Ambos os infectologistas sugerem que ampliar o número de postos de vacinação e realizar mais campanhas que ressaltem a importância da dose de reforço são medidas essenciais para aumentar os percentuais de imunização.

Já o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, relembra o papel da terceira dose no controle da contaminação da população.

“O esquema hoje aceito não é de duas doses, o esquema é dois mais um. Então, essa é a comunicação que deveria ser mais enfática, no sentido de quem tem só duas doses não está adequadamente protegido. Se a gente não cumprir, a gente volta a um estado de proteção populacional muito baixa”, alerta Kfouri.

Com informações do Metrópoles

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...

Senador Ciro Nogueira participa do Dia de Campo da Fazenda Progresso e destaca importância do agronegócio

Senador reforça compromisso com o agronegócio e destaca o evento como espaço de diálogo entre políticos, produtores e empresários...

Bom Jesus no Piauí tem estado de emergência decretado pelo Governo Federal

Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações emergenciais e atendimento à população afetada pelas...

Papa Leão XIV apela para que os Jogos de Inverno sejam um momento de promoção da paz

Agentes do serviço de imigração dos EUA irão atuar na segurança da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de...
spot_img

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629 As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6...

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Saber identificar fake news é fundamental para proteger o dinheiro Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC)...
spot_img

Posts Recomendados