Ex-secretário é preso pela PF, acusado de traficar drogas em aviões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-secretário já foi prefeito de Glória D’Oeste, cidade a 309 km de Cuiabá, na fronteira com a Bolívia.

Ex-secretário de Ciências e Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Nilton Borgatto (PSD) (foto em destaque) foi preso na manhã desta terça-feira (19/4) pela Polícia Federal no âmbito da Operação Descobrimento, que apura o envio de drogas do Brasil para Portugal.

Borgatto chefiou a pasta estadual entre 2019 e março deste ano. Ele saiu do governo para se dedicar à campanha de deputado federal. O ex-secretário também foi prefeito de Glória D’Oeste, cidade a 309 km de Cuiabá, na fronteira com a Bolívia.

No total, são cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, com o acompanhamento de agentes federais brasileiros, a polícia local cumpre três mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nas cidades de Braga e Porto.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento. Uma inspeção realizada na aeronave identificou cerca de 595kg de cocaína escondidos na fuselagem.

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

A 2ª Vara Federal de Salvador e a Justiça portuguesa expediram as sentenças. No âmbito do Judiciário brasileiro, também foram decretadas medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

No curso das investigações, a PF contou com a colaboração da DEA (Drug Enforcement Administration, a agência norte-americana de combate às drogas), da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em Bertolínia, Rafael Fonteles inaugura reforma de escola e autoriza cobertura da quadra poliesportiva

A escola de tempo integral Floriza Silva está entre as 50 melhores do Piauí segundo o IDEB. O governador Rafael...

Leônidas Amorim, representa Guadalupe no curso da APPM para posse de prefeitos e vereadores eleitos

Curso de Cerimonial e Marketing Político teve como foco as solenidades de diplomação e posse dos prefeitos e vereadores...

Os benefícios do ciclismo, seu crescimento e expansão do mercado de bicicletas no Brasil

O mercado de bicicletas no Brasil cresceu 14% em 2023, com vendas que ultrapassaram 3,2 milhões de unidades, impulsionado...

Fim do mistério: veja imagem de como é um Chester vivo

Ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980 Poucas pessoas...
spot_img

Temporal alaga centro de Floriano e Hospital Tibério Nunes é invadido pela água

A Secretaria Estadual de Saúde ficou de encaminhar uma nota sobre a situação do hospital na cidade Na manhã desta...

Programa Cozinha Solidária é lançado no Piauí e beneficiará 11 instituições que alimentam pessoas vulneráveis

A previsão é distribuir 560 mil refeições ao longo de 2025. O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (20), da...
spot_img

Posts Recomendados