Piauí monitora municípios críticos e pode decretar estado de epidemia da dengue

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em meio a explosão de casos de dengue no Piauí, a governadora Regina Sousa (PT) participou de uma reunião com o secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César, para discutir o cenário preocupante em todo o estado.

A urgência leva em conta boletim referente a 15° Semana Epidemiológica, divulgado pela Sesapi, que mostra alta acima de 600% no número de casos no estado se comparado ao mesmo período ano passado e alerta para a situação crítica em relação a incidência da doença em 25 municípios piauiense.

Foto: Ascom/APPM

“Temos 25 municípios em situação crítica. A Sesapi tem os carros fumacê e os materiais de uso, que é a última possibilidade. Tem que fazer toda a prevenção e a última coisa a se fazer é o fumacê, mas nesses que estão críticos tem que fazer, porque tem que diminuir as ocorrências nessas cidades, mas também temos que cuidar das outras”, disse a governadora.

Em entrevista ao Cidadeverde.com na tarde desta quarta-feira (20), Neris Júnior, pontuou que a pasta tem feito o acompanhamento e a avaliação da situação em todas as cidades do estado.“Fizemos o treinamento das equipes, as regionais de saúde já estão equipadas com os químicos necessários para distribuir aos agentes de endemias e os carros fumacê para aqueles municípios que tiverem a indicação”, disse.

O estado enfrenta uma explosão de casos da doença. Atualmente existem dois casos de morte por dengue confirmados, enquanto outros quatro ainda estão sob suspeita, e aguardam exames médicos para confirmação.

Por conta disso, a Sesapi não descarta adotar ações como a do Paraná, que decretou estado de epidemia após registrar quase 15 mil casos da doença notificados em apenas uma semana.“Temos alguns municípios em estado de alerta. Cada vez mais vamos avaliar os números e, se for o caso, o Piauí também deverá tomar as medidas possíveis e cabíveis”, concluiu o secretário.

De acordo com o último boletim, já foram registrados 4.617 casos prováveis de dengue em 150 municípios piauienses em todo o ano de 2022. Em 2021, no mesmo período, foram registrados 650 casos em 56 municípios. Um aumento de 610,3%. Já em relação aos casos confirmados, já são 2.511, enquanto no ano passado, no mesmo período, eram 515.

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Manutenção técnica na Rádio Cidade Luz FM: aparelhos passam por reparos, programação online permanece inalterada

Manutenção de equipamentos da Rádio Cidade Luz Na busca contínua pela excelência em sua transmissão, a Rádio Cidade Luz FM...

Perdeu prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor? Saiba o que fazer

Após as eleições deste ano, quando o sistema de cadastro eleitoral for reaberto, quem não tirou o título poderá...

Estragos das chuvas já atingiram 85% dos municípios do Rio Grande do Sul

Enchentes causaram 105 mortes e 130 pessoas estão desaparecidas. O número de mortes em decorrência das chuvas e enchentes no...

Três homens são amarrados em residência por dívida com boca de fumo no Piauí

Embora a polícia tenha oferecido a oportunidade de fazerem denúncias, os dois indivíduos optaram por não registrar o incidente,...
spot_img

Prefeito Antônio Reis lança a Copa Floriano 2024

O chefe do executivo municipal deu o chute inicial para realização da competição e convocou todos os florianenses a...

Ministério da Saúde repassa R$ 63 milhões ao Rio Grande do Sul e reforça ações de assistência

Municípios gaúchos contam com apoio de profissionais da Força Nacional do SUS e de equipes de aeromédicos O Ministério da...
spot_img

Posts Recomendados