Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Regina Sousa assina decreto estadual que dispõe sobre condutas vedadas aos agentes públicos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A preocupação da governadora Regina Sousa, ao assinar o decreto, foi de orientar gestores e gestoras para o devido cumprimento das normas eleitorais.

A governadora do Piauí, Regina Sousa, assinou, na tarde de sexta-feira (22), o Decreto Nº 20.920, publicado no Diário Oficial do Estado de 22 de abril de 2022, dispondo sobre a observância da legislação eleitoral – sobretudo da Lei Federal nº 9.504/1997 – que estabelece as condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições de 02 de outubro deste ano.

Governadora do Piauí, Regina Sousa (PT)

A Lei Eleitoral considera “conduta vedada” aos agentes públicos ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta do estado, ressalvadas a realização de convenção partidária; usar materiais ou serviços, custeados pelo estado do Piauí, que excedam as prerrogativas consignadas nas normas dos órgãos que o integram.

É ainda proibida a cessão de servidor público ou empregado da administração direta ou indireta do Executivo Estadual, bem como usar de seus serviços para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado.
Também é vedado ao agente público fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público.

Segundo a Lei 9.504, nos três meses que antecedem as eleições, é vedada a transferência voluntária de recursos do estado ou da União, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado e dos destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.

De acordo com o secretário de Estado de Governo, Antonio Neto, a preocupação da governadora Regina Sousa, ao assinar o decreto, foi de orientar gestores e gestoras para o devido cumprimento das normas eleitorais. “O decreto normatiza o regramento dos atos da gestão com base na legislação e foi elaborado pela nossa assessoria jurídica, juntamente com a Porcuradoria Geral do Estado. É muito importante que todos observem muito bem essas normas, que tenham muita cautela, muito cuidado no seus atos administrativos, mas isso não significa dizer que nós vamos estar impedido de fazer gestão, muito pelo contrário”, ressaltou.

Propaganda oficial

De acordo com o decreto, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas do estado do Piauí deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, conforme o art. 37, § 1º, da Constituição Federal.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Papa Francisco simplificou seu funeral e usará caixão simples de madeira

Pontífice quis ser sepultado como "pastor e discípulo", não como uma "pessoa poderosa deste mundo" O velório de um papa...

SAF promove orientações sobre o Garantia-Safra para municípios do Piauí atingidos pela seca

Benefício é disponibilizado a agricultores familiares que tiveram perda de produção por conta de fenômenos naturais. Com o objetivo de...

Por que Tiradentes é considerado um herói nacional?

Hoje, 21 de abril, é celebrado o feriado nacional de Dia de Tiradentes Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido...

SENAR/PI distribui 50 mil cestas básicas para produtores rurais em mais de 100 municípios do Piauí

O deputado federal Júlio César (PSD) destacou a importância da medida Diante da grave estiagem que afeta o estado do...
spot_img

Presidente Lula e autoridades brasileiras lamentam morte do Papa Francisco

Pontífice morreu às 7h35 desta segunda enquanto se recuperava de uma grave pneumonia; Lula decreta luto oficial de sete...

Veja quem são os cardeais brasileiros que podem participar da escolha do novo Papa “Conclave”

Brasil tem sete cardeais com menos de 80 anos aptos a votar na escolha do novo papa. Processo deve...
spot_img

Posts Recomendados