No Piauí, 178 municípios já vacinaram mais de 60% da população elegível com a dose de reforço

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dos 224 municípios piauienses apenas 46 ainda não atingiram a marca de 60% de sua população elegível com a dose de reforço.

O estado do Piauí já conta com 64,86 % da sua população elegível para as vacinas (maiores de 05 anos) com a dose de reforço. Ao todo 178 municípios piauienses já passaram a marca de 60% desse público vacinado com a terceira dose, o que possibilita a não exigibilidade de máscaras em ambientes fechados, segundo decreto do Governo do Estado.

Dos 224 municípios piauienses apenas 46 ainda não atingiram a marca de 60% de sua população elegível com a dose de reforço, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população dessas cidades sobre a necessidade de tomar a dose complementar, e assim possibilitar uma imunidade ainda maior contra o coronavírus.

Secretário Estadual de Saúde Néris Júnior

“A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aumenta a proteção contra a infecção causada pelo vírus e ajuda também na proteção contra as variantes. A vacinação é importante mesmo para quem já teve a doença, pois confere uma imunidade superior àquela gerada apenas pela doença, por isso é necessários que a população volte aos postos e tomem sua terceira dose”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

De acordo com o decreto do Governo do Piauí, a condição para liberação do uso de máscaras, em locais fechados, é de que as cidades tenham pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. Para adentrar aos locais é obrigatória a exigência da comprovação da vacinação.

Para que os números de vacinados com o reforço possam aumentar no Piauí, o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, chama a população para fazer sua dose terceira dose. “Estudos já demonstram que seis meses após a aplicação da segunda dose, o nível de anticorpos presentes no organismo cai. Mas, com a dose de reforço, a proteção é restabelecida. Por isso eu chamo a população do Piauí, que ainda não tomou sua terceira dose, que vá aos postos de saúde de seu município, após 04 meses de sua segunda dose, e tomem suas vacinas”, lembra o gestor.

No Piauí, a Sesapi já liberou também a imunização com a 4ª dose da vacina para a população acima de 60 anos e profissionais da saúde, que podem receber o imunizante após quatro meses da terceira dose. A quarta dose dos imunizantes também está disponível para os imunossuprimidos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados