Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Senado aprova texto-base de projeto que cria teto para o ICMS sobre combustíveis e energia elétrica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alíquota do imposto sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo não poderá exceder 18%.

O plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira (13) o texto-base do projeto de lei que cria um teto para a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo. Os senadores ainda votarão os destaques, que são sugestões de alteração à redação da matéria. Em seguida, a proposta voltará à Câmara.

Segundo a proposta, combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo passam a ser considerados como bens essenciais. Assim, a alíquota de ICMS cobrada nas operações que envolvem esses itens não pode ser superior à que incide sobre as mercadorias em geral, que varia entre 17% e 18%. Esse teto entrará em vigor assim que a proposta for sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Danilo Verpa

A matéria prevê que estados e municípios serão compensados pela União até o fim do ano no caso de queda na arrecadação do ICMS que seja superior a 5% em relação a 2021. Essa perda de receita deve estar associada apenas aos bens e serviços afetados pelo projeto de lei. A comparação será feita mês a mês pelos valores mensais de 2021 corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do Brasil.

A compensação será diferente entre os estados que têm dívidas com a União e os que não têm. Nos casos de estados devedores, a indenização acontecerá com a amortização dos débitos e essa compensação será aplicada sobre as parcelas que os estados precisam pagar ao Tesouro Nacional.

Para estados que aderiram ao Regime de Recuperação Fiscal, as perdas de arrecadação serão compensadas integralmente. Para os demais entes com dívidas administradas pelo Tesouro Nacional, mas que não têm contrato de refinanciamento, a dedução ficará limitada ao valor que exceder 5% das perdas de receita.

Já para estados sem dívida, a dedução será feita em 2023 com o que o governo federal arrecadar da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Além disso, esses entes terão prioridade na contratação de empréstimos no segundo semestre de 2022.

A proposta prevê, ainda, a redução a zero, até o fim de 2022, das alíquotas de PIS/Cofins, PIS/Cofins importação e Cide-combustíveis sobre etanol e gasolina. Outro ponto da proposta suspende até o final deste ano a cobrança de PIS/Cofins nas aquisições no mercado interno e nas importações de petróleo efetuadas por refinarias para a produção de combustíveis.

BRASÍLIA | Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretário Dudu Miranda detalha programação do Cidade Junina que acontece neste final de semana em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura Municipal de Guadalupe, por meio da Secretaria de Cultura, realizará nos dias 10, 11 e...

Prefeito Jesse James recebe representantes da Águas do Piauí para tratar sobre o abastecimento de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, o prefeito de Guadalupe, Jesse James,...

Professor Elias Neto é reeleito presidente do diretório do PT de Guadalupe

A eleição ocorreu neste domingo e reuniu militantes e lideranças políticas do partido Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal...

Deputado Marcus Vinícius parabeniza Onofre Carvalho, o novo presidente do diretório do PT de Floriano

"Agora é hora de caminhar juntos, de escutar, dialogar e fortalecer o partido na base, com os pés no...
spot_img

Justiça do Piauí reduz em mais de 98% processos paralisados há mais de 100 dias

O dado consta no relatório de produtividade referente ao período de janeiro a junho de 2025. A Secretaria Unificada da...

Jovem sobrevive à cirurgia para retirar prego cravado no coração: ‘Nasci de novo’

Uma cirurgia de alto risco salvou um ajudante de obras em Santa Catarina, que foi acidentalmente atingido no coração...
spot_img

Posts Recomendados