Sílvio Mendes lidera com 33% contra 27% de Rafael Fonteles na disputa para o Governo do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nova pesquisa do Instituto Datamax aponta diferença de pouco mais de 5 pontos percentuais entre Silvio Mendes (União Brasil) e Rafaell Fontelles (PT) em Teresina.

Segundo o Instituto Datamax, o pré-candidato do União Brasil tem 33% das intenções de voto na capital, enquanto Rafaell Fontelles aparece com 27,17%.

Na sequência aparecem Major Diego, com 5%; Gessy Fonseca (4,83%), Alessander Mendes (1,33%), Wallace Miranda (0,67%), Ravenna Castro e Venício do Ó, com 0,50% cada, e Gustavo Henrique Senador, com 0,17%. Os votos nulos ou em brancos somam 14,83%; e não sabem ou não opinam, 12%.

Sílvio Mendes e Rafael Fonteles

O levantamento revela uma queda acentuada na diferença entre os dois principais pré-candidatos a governador em Teresina. Na pesquisa anterior do Datamax, realizada entre 24 e 26 de maio, Silvio tinha 37,33% das intenções de voto e Rafaell Fontelles aparecia com 26,67%, diferença de mais de 10 pontos percentuais.

Com o apoio do ex-presidente Lula (PT), Rafaell Fontelles teria 39,33% dos votos na capital se a eleição fosse hoje. O pré-candidato do União Brasil aparece com 25,67% das intenções de voto com apoio do ministro da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Ciro Nogueira (Progressistas).

Na sequência vêm o pré-candidato do PL, Major Diego, com apoio do presidente Jair Bolsonaro, com 6,50%; Gessy Fonseca (PSC), apoiada por Pastor Everaldo, com 6%; Alessander Mendes (Podemos), apoiado por Renata Abreu, com 1%; Venício do Ó (PTB) apoiado por Roberto Jefferson, com 0,67%; Ravenna Castro (PMN), apoiada por Carlos Massarollo, com 0,33%; e Wallace Miranda (Novo), apoiado por Eduardo Ribeiro, com 0,33%. Os votos nulos ou em brancos somam 12,67%; e não sabem ou não opinam, 7,50%.

A pesquisa foi realizada entre 30 de maio e 4 de junho, com amostra de 600 eleitores distribuída nas zonas Norte, Sul, Leste e Sudeste de Teresina, além de povoados da zona rural, considerando cotas de sexo, idade, grau de instrução e renda em relação ao eleitorado da capital. A margem de erro é de 3,99%, e o nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI), com número PI-06420/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-03814/2022.

EMPATE TÉCNICO NA PESQUISA ESPONTÂNEA 

A pesquisa para governador do Instituto Datamax na modalidade espontânea (quando os entrevistados não são informados dos nomes dos pré-candidatos), aponta uma diferença de apenas 3,5 ponto percentual de Sílvio Mendes para Rafaell Fontelles, o que caracteriza empate técnico entre os dois principais pré-candidatos em Teresina. 

O pré-candidato do União Brasil tem 12,83% das intenções de voto, enquanto Rafaell Fontelles aparece com 9,33%. Também aparecem espontaneamente citados pelos entrevistados os seguintes nomes: Wellington Dias (3,83%), Candidato do PT (3,33%), Gessy Fonseca (1,83%), Major Diego (1,17%), Lula (1%) Candidato do PL (0,67%), Regina Souza (0,50%), dentre outros. Os entrevistados que disseram que não sabem ou não quiseram opinar somam 55,50%; que votariam em branco ou anulariam o voto, 8,33%.

Wellington Dias lidera com 44,50% para senador, contra 9% de Joel Rodrigues

O ex-governador Wellington Dias (PT) lidera com folga as intenções de voto em Teresina para senador na nova pesquisa do Instituto Datamax. Na pesquisa estimulada, ele teria 44,50% dos votos dos teresinenses se as eleições fossem hoje, contra 9% do candidato dos Progressistas, Joel Rodrigues.   

Fábio Sérvio (Podemos) vem em seguida, com 5,67%; Professor Ajosé (PMN), com 2,17%; e Nel Lopes (PTB), com 0,83%. O percentual de entrevistados que não sabem ou não opinaram é 16,17%. E o que votaria nulo ou em branco corresponde a 21,67%.

Na pesquisa espontânea para senador, Wellington foi citado por 18% dos entrevistados, enquanto 4,83% citaram Joel Rodrigues. Também foram citados na espontânea: Candidato do PL (1%), Fábio Sérvio (0,83%), Silvio Mendes (0,67%), Professor Ajosé (0,67%), dentre outros.

Outros 64,83% dos entrevistados disseram que não sabem ou não quiseram opinar, e 5,83% que votariam nulo ou em branco. 

Lula tem 59,15% em Teresina para Presidente; Bolsonaro aparece com 19%

Os entrevistados pelo Datamax em Teresina também foram questionados sobre intenções de votos para Presidente da República. De acordo com a pesquisa estimulada, se a eleição fosse hoje Lula (PT) teria 59,17% dos votos na capital, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 19%. 

Outros nomes lançados como pré-candidatos aparecem com os seguintes percentuais: Ciro Gomes (PDT), com 6%; André Janones (Avante), com 1,67%; André Janones (Avante), com 1,67%; Simone Tebet (MDB), 0,83%; Felipe D Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB), com 0,17% cada. O total de 8,50% dos entrevistados disse que votariam nulo ou em branco, enquanto 4,33% não sabem ou não quiseram opinar.   

Lula também lidera com folga em Teresina na pesquisa espontânea: 54,83% dos entrevistados disseram que votam nele para Presidente, contra 18,33% do presidente Bolsonaro. Ainda são citados na espontânea: Ciro Gomes (3,33%), José Maria Eymael, Simone Tebet e André Janones, com 0,33% cada; João Doria, Felipe D’Ávila e Sérgio Moro, Sofia Manzano e Vera Lúcia, com 0,17%.

Não sabem ou não opinam 14,33% dos entrevistados, enquanto que 7,33% votariam nulo ou em branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados