Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sesapi lança mutirão e anuncia 20 mil cirurgias eletivas até o fim de 2022

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lança nesta quarta-feira(29) o Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022, através do projeto ‘Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – 2022’.

O mutirão foi aprovado em reuniões da Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI) através de dotação orçamentária de emendas parlamentares. A perspectiva é de realizar mais de 20 mil cirurgias até o final de 2022, entre as de rotina e os mutirões que acontecerão na capital e no interior.

Neste ano, serão realizadas 15 mil consultas oftalmológicas e 12 mil cirurgias de catarata. As cirurgias vão contemplar as 11 regiões de saúde, 223 municípios e 4 macrorregiões. Serão realizados os procedimentos cirúrgicos em pontos de atenção do componente hospitalar, de gerência e/ou gestão estadual.

Estão inclusos nessa estratégia 19 Unidades Hospitalares de Gerenciamento Estadual com capacidade instalada para realização de cirurgias eletivas contemplando todas as 11 Regiões de Saúde do Piauí. A perspectiva é de realizar 20.010 cirurgias eletivas até o final de dezembro de 2022 intensificando as cirurgias eletivas realizadas na rotina (meta de 15.008) e complementando com mutirões (meta de 5.003).

A proposta é ao intensificar a rotina e complementar com mutirões para especialidades médicas específicas o tempo de espera na fila da Regulação Estadual para cirurgia eletiva possa ser reduzido.

Por Região de Saúde serão realizadas: 1.800 cirurgias de catarata na Região de Saúde Cocais; 1.000 na Planície Litorânea; 300 no Tabuleiro do Alto Parnaíba; 800 na Serra da Capivara; 1.100 na Chapada das Mangabeiras; 1.134 no Vale dos Rios Piauí e Itaueira; 1.500 no Entre Rios; 935 Carnaubais; 562 no Vale do Canindé; 669 Vale do Sambito; 2.201 Vale do Guaribas.

No mutirão de catarata, o público prioritário da ação é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente aqueles com regulação para cirurgia de catarata

O mutirão acontece em algumas etapas: a primeira é a consulta, na qual serão triados os usuários que de fato necessitam e estão aptos a realizarem a cirurgia de catarata. No segundo momento, a cirurgia realizada em Estabelecimentos de Saúde conforme consta no Anexo ao Projeto. Na terceira, o pós-operatório. Ressalta-se ainda que fica garantido assistência as intercorrências por até 6 meses para pacientes contemplados no mutirão de catarata.

Ressalta-se que o critério de acesso é paciente que aguardam no sistema de regulação estadual (hydra) prioritariamente aquele com maior tempo de espera. Ao mesmo tempo em que reduz o tempo de espera para cirurgia eletiva também é dado acesso ao ambulatório de especialidade médicas reduzidas o tempo de espera para consulta ambulatorial.

Conforme consulta ao Sistema de Regulação Estadual (HYDRA) em 27/06/2022 constam 13.308 pacientes na fila para cirurgia eletiva.

Os estabelecimentos de saúde com as maiores filas de espera por procedimento cirúrgico eletivo são: HGV (4.891); HILP (1.211) e HPM (980).

Com informações da Sesapi

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Veja quem são os cardeais brasileiros que podem participar da escolha do novo Papa “Conclave”

Brasil tem sete cardeais com menos de 80 anos aptos a votar na escolha do novo papa. Processo deve...

Dia D da campanha de imunização contra a gripe no Piauí será em 17 de maio

Imunizante usado nesta campanha é trivalente, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B O Piauí recebeu 568 mil...

Seca avança no Piauí e cidades já registram baixa umidade do ar e temperaturas acima dos 40 °C

A situação da seca no Piauí, em plena estação chuvosa, tem se agravado e preocupado autoridades e órgãos públicos....

Escola de Tempo Integral Indígena do Piauí une Inteligência Artificial, Tradição e Formação Técnica

O Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Oka Ka Inaminanoko é um símbolo de transformação, onde a cultura...
spot_img

Hospital Infantil realiza mais de 4 mil atendimentos e 300 cirurgias por mês 100% SUS

Com 39 anos de história, HILP é referência nacional. O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), referência em atendimento pediátrico exclusivo...

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres. Jorge Mario...
spot_img

Posts Recomendados