Campanha quer cortar dinheiro para aliados que “escondem” Bolsonaro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Objetivo é conter traições e jogo duplo. A cobrança embute um sutil puxão de orelha em Ciro Nogueira, um dos chefes do comitê bolsonarista.

O comando do comitê de Jair Bolsonaro quer que os partidos aliados reduzam os repasses de dinheiro para os seus candidatos que, nas campanhas regionais, não pedem votos para o presidente.

A ideia é que o Progressistas, o Republicanos e o próprio PL, partido de Bolsonaro, endureçam o jogo com os filiados que, nos estados, têm escondido Bolsonaro nas suas campanhas.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente Jair Bolsonaro // Andressa Anholete/Getty Images

A decisão de “arrochar” os aliados foi tomada em uma reunião realizada nesta quarta-feira em Brasília, com participação do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e do senador Flávio Bolsonaro, filho 01 do presidente e chefe do núcleo político da campanha.

Trata-se de uma medida para tentar conter as traições e o jogo duplo na campanha. Quem não demonstrar engajamento e não desfiar argumentos a favor do voto em Bolsonaro passará a receber menos recursos dos partidos para tocar as campanhas, diz um integrante do comitê.

A avaliação reinante é a de que muitos políticos das três legendas – incluindo candidatos importantes a governador e aspirantes a vagas no Congresso Nacional – não têm mostrado qualquer empenho em favor da reeleição do presidente.

No entender da cúpula da campanha, o momento é crucial para Bolsonaro diminuir a desvantagem em relação a Lula e, por isso, é preciso que os partidos apertem a cobrança e façam os repasses das parcelas do fundo eleitoral e do que for arrecadado com doações a conta-gotas, de acordo com o nível de engajamento dos aliados.

Não é uma ordem fácil de ser executada, e as chances de haver estresse interno são enormes. A cobrança, por sinal, embute um delicado puxão de orelha no ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil, “dono” do Progressistas e um dos mais poderosos nomes do núcleo político da campanha.

Em privado, integrantes do comitê bolsonarista reclamam de que Ciro, um fiel escudeiro de Lula no passado, não tem se empenhado suficientemente para cabalar votos para Bolsonaro no Piauí, sua base eleitoral. Além disso, uma parcela dos políticos ligados a ele no estado faz campanha aberta para o presidenciável petista.

Um detalhe relevante: Ciro não estava na reunião em que a cúpula do comitê decidiu endurecer na cobrança aos aliados.

Por Rodrigo Rangel/Metrópoles

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Lula concede R$ 207 bi em crédito a estados e municípios, elevando risco às contas públicas

Retomada dos empréstimos foi uma promessa do governo Lula após período de contenção, entre 2016 e 2022 O governo de...

Diabetes cresce 135% no Brasil em duas décadas, afirma Ministério da Saúde; entenda por quê

Em 2024, 12,9% da população adulta tinha um diagnóstico, o equivalente a quase 20 milhões de brasileiros A nova edição...

USP revela que 73% dos cirurgiões já realizaram remoção de corpo estranho em pacientes

Fantástico mostra quais os procedimentos que precisam ser adotados antes, durante e depois de uma operação, e como diminuir...

Castelo do Piauí registra tremor de terra; Defesa Civil está de olho na região

Abalo de baixa magnitude foi identificado por estação sismológica instalada em Pedro II; não há registro de danos. Um pequeno...
spot_img

Senar capacita novos técnicos para atuação no Programa Saúde no Campo no Piauí

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, ao longo de uma semana, um treinamento com técnicos que irão...

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...
spot_img

Posts Recomendados