Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Segurança forma policiais para combater facções na divisa entre Piauí e Maranhão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretária de Segurança do Piauí concluiu nesta segunda-feira (12) a formação de policiais militares do Piauí que irão atuar de forma integrada com a Policia Militar do Maranhão no combate às facções criminosas que atuam entre os dois estados.

Segundo o secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira, está é a segunda turma formada. São 33 agentes do Piauí e 33 do Maranhão, totalizando 66 novos policiais atuando nas dívidas entre os estados.

“A divisa do Piauí com o Maranhão é muito grande, o que nos separa é um rio. Essa segurança tem que ser feito de forma planejada. Queremos um nivelamento, que os dois lados tenham o mesmo nível de instrução e treinamento”, explicou o gestor.

Segundo Rubens Pereira, a principal responsabilidade do grupo será o combate às organizações criminosas que usam as cidades na divisa ente Piauí e Maranhão como rota para o tráfico de drogas.

“Há uma preocupação do governo federal com as forças que atuam nas fronteiras, mas também temos que nos preocupar regionalmente, porque essa droga está passando e as vezes ficando. Temos essa preocupação e estamos fazendo essa integração”, destacou.

Para o secretário, a instalação da Força Integrada contribuirá para que os estados sejam menos dependentes do Exército em situações de crise na segurança.

“A ideia é essa de que onde houver necessidade não precisar mais o governador do Maranhão e do Piauí chamarem o Governo Federal. Quando há um conflito no estado, uma crise, chama a Força Nacional, não, agora temos uma Força Estadual”, frisou.

TERMO DE COOPERAÇÃO

O secretário ainda acrescentou que o governo estuda formalizar ainda mais a integração entre as polícias. Os governos analisam formalizar a integração com um termo de cooperação para que a Força Integrada do Piauí possa atuar também no Maranhão e a Força Integrada do Maranhão possa atuar no Piauí.

“Para isso ainda estamos consultando a PGE e é necessário que essas unidades federadas façam esse esforço”, destacou.

CENTRAL DE MONITORAMENTO

A governadora Regina Sousa (PT) destacou os investimentos do estado em infraestrutura e tecnologia para dar apoio a atuação do contingente. Segundo ela, o objetivo é instalar uma central de monitoramento no Piauí.

“Tem um processo em andamento, que o do monitoramento eletrônico, que ainda não é satisfatório, mas já tem uma licitação para adquirir câmeras e pessoas para vigiar as pessoas no quatro cantos da cidade e que possam acionar o policial”, declarou.

Com informações do Cidade Verde

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Marcus Vinícius comemora a realização da primeira cirurgia de tumor cerebral em Floriano

O médico e deputado repostou em suas redes sociais o card do Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), anunciando o...

Hospital Tibério Nunes realiza primeira cirurgia de tumor cerebral em Floriano

A realização de uma cirurgia dessa complexidade fora da capital representa um avanço significativo na oferta de serviços de...

Abril Marrom: 8 sinais de alerta para cegueira que pode ser evitada ou tratada

A cegueira pode surgir de forma silenciosa, sem sintomas evidentes, e comprometer a visão de forma irreversível. Doenças como...

Pesquisa Datafolha mostra que Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação ainda supera aprovação

Apesar de avaliação positiva subir 5 pontos, expectativa sobre desempenho futuro não melhora Após ver sua popularidade desabar no começo...
spot_img

Em Teresina, acusado de aplicar quase R$ 1 milhão em golpes com cheques falsos no Santander é preso

A prisão do acusado foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A Polícia Civil do Piauí...

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

Tribunal de Contas mandou voltar sistema, desativado desde 2016 O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira...
spot_img

Posts Recomendados