Motorista preso no Ceará com 64 filhotes de aves silvestres diz que comprou animais no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ele foi autuado pelos crimes de tráfico de animal silvestre e maus-tratos aos animais.

O homem preso ao transportar 66 filhotes de aves silvestres afirmou que comprou os 64 papagaios verdadeiros (Amazona aestiva) e dois papa-capins (Sporophila nigricollis) no Piauí. A prisão aconteceu na BR-222, na cidade de Tianguá (CE), no sábado (17). Ele foi autuado pelos crimes de tráfico de animal silvestre e maus-tratos aos animais.

A Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) informou que as aves eram transportadas dentro de caixas de papelão no porta-malas do veículo, um GM/Corsa, em condições degradantes. Segundo a PRF, essa é a quarta vez que os policiais rodoviários federais detém o suspeito pelo mesmo crime.

“Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água ou comida, e sem ventilação adequada. Todos eram transportados sem a devida permissão, licença ou autorização de autoridade competente”.

A PRF-CE ressaltou que, segundo o condutor, os filhotes foram comprados no valor de R$ 6 mil e seriam comercializados em feiras livres de Fortaleza, capital do Ceará.

“Diante das informações obtidas, foi constatado o crime de tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais. O veículo, o condutor e os animais foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil”.

Reabilitação

Romulo Pedrosa, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Piauí (Ibama/Ditec-PI), acrescentou que, segundo o infrator, os filhotes foram capturados na região da cidade de São João da Fronteira (PI).

“Esses papagaios, como são filhotes, estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres passando por tratamento e cuidados necessários até que eles estejam em condições de soltura no ambiente natural. Isso ainda vai levar alguns meses. Temos a esperança de que todos sejam reabilitados para a soltura”.

Contra o infrator foi aplicado uma multa no valor de R$ 321 mil, com base no artigo 24 do decreto 6.514 (sobre Infrações Contra a Fauna).

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto ‘Fala Landri Sales’ começa hoje e estará presente em todas as comunidades, diz Adriana Sá

Adriana é mentora do projeto e conta com o apoio do governador Rafael Fonteles. Nesta terça-feira, 21 de maio, terá...

Eleições 2024: Sílvio Mendes aciona Justiça Eleitoral contra portais de notícias por fake news

Representação foi ajuizada nessa segunda-feira (20), pelo Diretório Estadual do União Brasil. O pré-candidato a Prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes...

Consumo de álcool! Saiba o que acontece se você beber mais de 3 long necks por dia – e o quanto isso encurta sua...

Um segundo estudo, da Nature, mostrou a relação do consumo do excesso da bebida com 61 doenças A frase "beba...

Justiça Federal pode barrar candidatura de Kalume em Floriano

O Ministério Público Federal (MPF) reforça o pedido de condenação do deputado, destacando a importância de garantir a integridade...
spot_img

Defesa Civil e Seplan vão elaborar planos de contingência para riscos e desastres no Piauí

O planejamento tem como objetivo atender toda a população piauiense e, principalmente, os municípios que mais sofrem com áreas...

Governo testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data...
spot_img

Posts Recomendados