Marcelo Castro critica pesquisas, mas não assina CPI até o momento

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“É lícito você supor que estava fazendo pesquisa delivery, sob encomenda, e isso não é correto”, disse o senador.

O senador Marcelo Castro (MDB) criticou, nesta segunda-feira (10), o resultado das pesquisas eleitorais realizadas no primeiro turno das eleições no Piauí. Segundo ele, a disparidade entre o resultado das pesquisas e o total de votos obtidos pelos então candidatos Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes (União Brasil), levanta a suspeita de que as pesquisas tenham sido feitas por encomenda.

Marcelo Castro – Foto: Agência Senado

“No dia 12 de setembro, o instituto de pesquisa coloca o Sílvio na frente do Rafael, com 20 pontos, era 54 a 36, e 18 dias depois, às vésperas da eleição, colocava Silvio com 48 e Rafael com 47, um empate técnico, com o Sílvio caindo sete pontos e o Rafael subindo 13 pontos. Quem analisa pesquisa, sabe que isso não acontece”, avaliou o senador.

Para o emedebista, não houve nenhum evento extraordinário que justificasse a oscilação de resultados em tão pouco tempo. “O que foi que aconteceu de extraordinário pro Sílvio Mendes cair na reta final da campanha? Nada. Aquilo se chama ajustar números para a vergonha ser menor, colocar um empate técnico quando Rafael ganhou de 57 a 41. Errou por 17 pontos, completamente fora da margem de erro. Então, é lícito você supor que estava fazendo pesquisa delivery, sob encomenda, e isso não é correto”, destacou.

Apesar disso, o senador revelou que ainda não decidiu se irá apoiar a criação da CPI das Pesquisas Eleitorais no Senado. Até o momento, momento 29 senadores, inclusive, a senadora piauiense Eliane Nogueira, já assinaram favoravelmente pela investigação.

“Não sei se é o caso de CPI, mas as pesquisas eleitorais precisam de uma normatização. A CPI está em um jogo político, mas nós precisamos nos debruçar [sobre as pesquisas eleitorais] para ter uma normatização”, finalizou.

Como o Portal O Dia informou com exclusividade, o Piauí foi o Estado do Brasil que mais realizou pesquisas eleitorais em 2022. Apesar de ter apenas 1,6% do eleitorado brasileiro, com R$ 2,5 milhões de eleitores, o Estado realizou, até o dia 30 de setembro, 143 pesquisas de intenção de voto para as eleições gerais de 2022.

As informações são do Portal O Dia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Autoescolas estimam redução de até 80% no custo das aulas práticas após mudança do Contran

Proprietários do setor já calculam um forte impacto no preço final para o aluno. Após o Conselho Nacional de Trânsito...

Polícia destrói uma tonelada de drogas apreendida no Litoral do Piauí

Maconha, cocaína, crack e insumos químicos apreendidos em operações recentes em Parnaíba, Luís Correia e região foram destruídas. Aproximadamente uma...

Gestantes de Guadalupe devem procurar as UBSs a partir de segunda-feira (15) para vacinação contra o VSR, orienta Amanda Souza Miranda

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe informa que o município dará...

Presidente da Câmara de Sebastião Leal busca bonificação de Natal para vereadores através de consulta ao TCE

Consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí sobre o pagamento do benefício não foi reconhecida, e...
spot_img

Ataque a tiros deixa menina de 12 anos morta e homem ferido em Floriano

Uma menina de 12 anos, identificada como Ester Lourrane de Castro Aquino, morreu após ser atingida por um disparo...

Coren Capacita realiza ação de qualificação em Bertolínia e reúne profissionais da Enfermagem e do Samu

O município de Bertolínia recebeu, na quinta-feira (11), uma ação do Programa Coren Capacita, iniciativa do Conselho Regional de...
spot_img

Posts Recomendados