As secretarias de Saúde, da Mulher e da Diversidade Sexual e a ONG – Cultivando Amor às Pessoas com Câncer, realizaram a “Caminhada Mulheres Incríveis”. O evento contou com a presença de profissionais da área de saúde e usuários do sistema.
A Prefeitura de Guadalupe, por intermédio das Secretarias de Saúde, da Mulher e da Diversidade Sexual e parceria com a ONG – Cultivando Amor às Pessoas com Câncer, realizaram no final da tarde desta quinta-feira, 20, a “Caminhada Mulheres Incríveis”.
A caminha teve inicio em frente a sede provisória da secretaria de saúde, e percorreu uma parte da Av. Manuel Ribeiro da Fonseca, terminando em frente o Estádio Municipal Júlio César local onde seguiu toda a programação.
O ato contou com a presença da prefeita Neidinha Lima, secretário de saúde Paulo Rocha, vereadoras Luciana Martins e Hélvia Almeida, Luana Lima (Sec. de Governo), Maria Sara (Secretária da Mulher), membros da ONG – Cultivando Amor às Pessoas com Câncer, às enfermeiras Jucilene Andrade (Coordenadora da Atenção Primária), Monique Oliveira (Coordenadora de Imunização), Selma Brito, Danielle Ribeiro, Dannusia Sólon, Lucélia Cardoso e Ângela Moura Brasil, além técnicas e assistentes de enfermagem, servidores e usuários do sistema.
A prefeita Neidinha Lima falou da importância de todas as mulheres terem o cuidado com o seu próprio corpo, fazendo o autoexame e indo constantemente ao medico para realização dos exames que detectem precocemente o câncer de mama na sua fase inicial, possibilitando rapidamente a cura da doença. A gestora lembrou que a gestão tem ofertado através da secretaria de saúde, todos os meios para que as mulheres tenham acesso à consultas médicas e exames, dentro e fora do cidade.
O secretário Paulo Rocha lembrou que outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população para a luta contra os cânceres de mama e do colo do útero, equipes de saúde do Município têm mobilizado mulheres, e até mesmo homens, destacando a importância da prevenção.
A professora e vereadora Hélvia Almeida, participante da OGG – Cultivando Amor às Pessoas com Câncer, disse ao lado das demais membros da entidade que estavam presentes, que o câncer de mama, é uma doença que se descoberta na sua fase inicial, aumenta em 100% as chances de cura.
“Já tive o câncer de mama e consegui vencê-lo graças a Deus e ao tratamento recomendado pelos médicos”, disse Hélvia Almeida.
A equipe do Portal Cidade Luz ouviu da vereadora que a melhor receita para quem vai precisar enfrentar a doença é: “Fé em Deus e muito Foco”.
Durante o evento foi ofertado diversos serviços ao presentes , além de atividades física com a educadora Andréia Caroline, e ao final foi feito sorteios de brindes e de uma bicicleta.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.
O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.
Veja mais imagens da caminhada