Cientistas trabalham em medicação para aumentar a vida dos cães

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A pesquisa está em fase de testes, e o remédio deve chegar ao mercado em 2026; empresa também estuda como ampliar a vida de pets idosos

Cientistas dos Estados Unidos desenvolvem uma medicação que deve ampliar a vida dos cachorros. A notícia dá esperança aos tutores, que poderão ter a companhia de seus bichinhos de estimação por mais tempo. A empresa responsável pela pesquisa promete entregar o produto ao mercado até 2026.

A notícia anima os donos de cães de raças grandes e gigantes, com uma vida mais curta que a de raças menores. Um labrador vive de 10 a 12 anos; já um chihuahua pode chegar a completar 20 anos. O estudo visa a diminuir as disparidades de vida útil entre as raças.

Divulgação

Segundo o Loyal, o laboratório que conduz a pesquisa, o produto, de ação prolongada, deve ser administrado pelo veterinário nos cães a cada três a seis meses. 

Os cientistas também estudam um medicamento que garanta um envelhecimento saudável aos cachorros mais velhos, independentemente de tamanho ou raça. A proposta é melhorar o metabolismo do animal e prolongar seus anos de vida.

A partir de 2024, os veterinários poderão prescrever os comprimidos aos cães.

Alimentos inofensivos aos seres humanos podem ser tóxicos e até fatais para os cães. A veterinária Janaina Reis explica o que é proibido para os animais de estimação, confira:

Uva. ‘As uvas, mesmo as passas, causam sintomas gastrointestinais, além de tremores e lesões renais. Não é conhecida a substância que causa a intoxicação no animal nem a quantidade, mas é fato que pode prejudicar a saúde dos cães’, diz Janaina. Os responsáveis devem tomar cuidado, não deixar ao alcance dos pets.

Doces. Segundo o CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo) o consumo de guloseimas é prejudicial á saúde dos animais, o que pode levar a obesidade, provocar cáries, tártaro e diabetes do tipo mellitus.

Cebola. Como explica a veterinária, o consumo de cebola traz consequências sérias aos cães. O vegetal contém uma substância chamada tiossulfato, que destrói os glóbulos vermelhos de cães e gatos, levando a anemia. Além disso, pode causar sintomas gastrointestinais, levando o animal a apresentar um quadro clínico grave.

Chocolate ‘tem uma substância altamente tóxica chamada teobromina, é comum que os sintomas sejam, diarreia, vômitos, hiperatividade, convulsões, coma e óbito’, alerta Janaína.

Carambola. Fruta que lembra uma estrela é altamente perigosa. ‘Ela também é toxica para os animais, especialmente porque causa lesão renal, os pets podem apresentar fraqueza, sangramento na urina e febre’, destaca.

Ossos. Ainda de acordo com o CRMV-SP oferecer ossos como forma de petiscos não é a melhor opção, os animais não conseguem mastigar bem, principalmente os de galinha e ao ingerir os pedaços dos ossinhos, eles perfurar o esôfago ou o intestino do animal.

Caroço. ‘O pêssego, a maçã, ameixa, pera possuem cianeto no caroço, o que é tóxico para os animais, também para os segres humanos dependendo da quantidade ingerida’.

Embutidos. Devem ser evitados na dieta dos amigos de estimação. ‘Salame, presunto, apresuntado, salsicha entre outros têm muito nitrito, nitrato e glutamato que são conservantes e fazem mal à saúde’.

Nozes. Conhecidas pelos seus benefícios a saúde humana, as sementes oleaginosas não são indicadas aos pets. como explica a veterinária: ‘as nozes, macadâmias e as castanhas em geral, além de gerar desconforto gastrointestinal podem provocar tremores, fraqueza, aumento de temperatura e da frequência cardíaca’. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder

RPET | Do R7

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí está livre do vírus da febre aftosa, comprova Laboratório Federal

O estudo faz parte dos requisitos para que o estado seja reconhecido como zona livre da doença sem vacinação. Uma...

Novo DPVAT: seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo SUS. O pagamento de...

Número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em Teresina ultrapassa 101 mil

Segundo o governo federal, o Piauí contabiliza 595,741 mil famílias beneficiadas com o Bolsa Família nos 224 municípios do...

Corte de energia, água e telefone após às 14h deve ser proibido no Piauí

O corte no fornecimento dos serviços essenciais como energia elétrica, água e telefone no Piauí deve ser proibida após...
spot_img

Dia das Mães é festejado com alegria pelos idosos do CCI de Guadalupe no Clube Mandacaru

A prefeita Neidinha Lima destacou a importância desses encontros para a terceira idade, ressaltando que eles acontecem semanalmente e...

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...
spot_img

Posts Recomendados