Piauí dá início a Jornada Paulo Freire para educadores do estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jornada conta com mais de 4 mil professores inscritos.

Visando ao fortalecimento de práticas de educação para a transformação e para a emancipação humana, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em parceria com o Centro de Formação dos Servidores do Piauí Antonino Freire (CFAF/Uespi), deu início, na segunda-feira (21), à Jornada Paulo Freire. A abertura do evento se deu por meio de uma live com a participação da governadora Regina Sousa, do secretário da Educação, Ellen Gera, e dos educadores Selma Rocha e Carlos Rodrigues Brandão, além de outros convidados.

Tendo como público-alvo os técnicos e professores do estado e município, a Jornada foi idealizada pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e será constituída pelos cursos “Paulo Freire e a Educação Popular” e “A práxis de Paulo Freire”.

Em sua participação, Ellen Gera destacou que a Seduc fez um trabalho de mobilização junto com o CEFAF e com todos os professores e professoras das redes estadual e municipais de educação. “Justamente com essa visão de que nós precisamos tratar sempre o nosso estudante, o nosso profissional de educação como um profissional do estado do Piauí e não profissional de redes. Um estudante do estado do Piauí e não estudante de uma rede ou de outra. Então, quero aqui cumprimentar e agradecer o trabalho das equipes que se mobilizaram. Nós tínhamos uma meta e ultrapassamos com quatro mil e duzentas inscrições”,  relatou.

Foto: Alef Leão

O secretário disse ainda que a Educação Pública do Piauí está sempre em processo de formação, e esse é o intuito com a jornada Paulo Freire, poder proporcionar mais formação para os professores, professoras e profissionais que trabalham com a educação do estado do Piauí.

“Neste momento, junto com o Instituto Paulo Freire, quero aqui deixar a secretaria de portas abertas, com as parcerias da Uespi e do Centro de Formação, para que tenhamos realmente um resultado de excelência na Jornada Paulo Freire, que chega em um momento importante, de fim de ano letivo e início dos preparativos para 2023. Então, com toda a certeza, a Jornada Paulo Freire irá impactar no ano vindouro, não só na rede estadual, mas também nas redes municipais, finalizou Ellen Gera.

A governadora Regina Sousa se disse aliviada de estar vendo iniciada a Jornada, que tardou a começar por conta da complexidade de sua construção.

“Os inscritos e inscritas vão fazer essa viagem que não vão querer que termine. É uma viagem maravilhosa sobre as asas do Paulo Freire. Tem aquele passageiro que desce na estação e perde o trem. Então, temos que fazer essa busca para que a gente não perca ninguém aí dessa multidão, que se inscreveu, pois vai valer a pena essa jornada. Tenho certeza que todo mundo vai se sentir diferente. Ninguém vai ser a mesma pessoa depois que passar por essa jornada”, concluiu a governadora.

Participaram também da abertura dos cursos, a diretora do CEFAF, Lucile Moura; o reitor da Uespi, Evandro Alberto; o professor Plínio Pinheiro; a diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, Ângela Antunes, e Paulo Roberto Padinha, do IPF.

Cursos da Jornada Paulo Freire

O curso “Paulo Freire e a Educação Popular: diálogos virtuais, vivos e virtuosos”, com o professor dr. Carlos Rodrigues Brandão, teve 2 mil vagas disponibilizadas. Serão resgatadas características da Pedagogia do Oprimido e da Educação Popular como modalidades de práticas do ensinar-e-aprender dialógicas voltadas à emancipação de mentes. Este curso acontece de novembro de 2022 a abril de 2023, com certificação digital de 75 horas.

Já o curso “A Práxis de Paulo Freire”, mediado por Selma Rocha, abordará aspectos da obra e da experiência de gestão de Paulo Freire como secretário da educação, os fundamentos da epistemologia freiriana e como tais fundamentos sustentaram a política educacional levada a efeito na cidade de São Paulo entre os anos 1989-1992.

Com 2.100 vagas, o curso será totalmente on-line e está estruturado em 24 encontros síncronos de 1h cada, pelo youtube. O período de realização do curso é de novembro de 2022 a julho de 2023. Está prevista a produção de um e-book envolvendo a participação dos cursistas com certificação digital de 108 horas.

Todas as lives serão transmitidas pela Eadfreiriana, no canal do youtube, com interação em tempo real via chat. As lives serão gravadas e disponibilizadas na plataforma do curso para que os participantes possam acompanhar e assisti-las posteriormente.

Quaisquer dúvidas, entre em contato pelo email: [email protected]

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados