Ciro Nogueira diz que não irá à posse de Lula e fará 4 anos de oposição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou ao site Metrópoles que não vai à cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ministro, ele também fará oposição durante todo o mandato do petista.

“Vou ficar os quatro anos na oposição. E quero ser um dos coordenadores da volta do Bolsonaro à Presidência. O PP vai apoiá-lo em 2026”, disse Nogueira, que se licenciou do cargo de presidente do PP e de seu mandato como senador para comandar a Casa Civil.

Ciro Nogueira diz que não irá à posse de Lula e fará 4 anos de oposição

Tido como um dos integrantes do atual governo mais próximos de Bolsonaro, foi o ministro quem se manifestou sobre o início dos trabalhos de transição após um pronunciamento do presidente no dia 1º de novembro, mais de 44 horas após o anúncio oficial da vitória de Lula no segundo turno das eleições presidenciais.

Na ocasião, Nogueira disse ter a “autorização” de Bolsonaro para fazer o comunicado e se referiu ao petista como “presidente”.

Durante o governo Bolsonaro, o ministro da Casa Civil foi responsável por consolidar ainda mais a aliança do presidente com o Centrão – grupo de partidos de centro e centro-direita que tende a apoiar governos de diferentes ideologias, em busca de espaço na máquina pública e recursos para suas bases eleitorais.

Nogueira já foi deputado federal por quatro pleitos seguidos e está licenciado do cargo de presidente nacional do Progressistas, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), antiga legenda de Bolsonaro em seus anos de deputado federal.

O ministro apoiou todos os governos desde que chegou à Brasília pela primeira vez, como deputado federal do PFL, em 1995. Esteve na base de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Apoio ao PT

Em entrevista de 2017 resgatada recentemente por parlamentares da oposição, Nogueira afirma que o ex-presidente Lula (PT) foi “o melhor presidente da história desse país” e que não se via “votando contra o Lula” em uma eleição. Já em 2018, Nogueira declarou apoio ao candidato petista Fernando Haddad na disputa contra Bolsonaro.

Também apoiador de Dilma Rousseff (PT), Ciro Nogueira votou pelo impeachment da ex-presidente. Ao justificar a mudança de posição na época, o senador disse ter tentado chegar a uma solução que preservasse a estabilidade do governo Dilma, mas que isso foi “inútil” diante da expressiva votação pela abertura do processo na Câmara.

Fonte: Folhapress

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados