Primeira edição do Cidade Inclusiva realizou ações voltadas para pessoas com deficiência

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento aconteceu durante dois dias em Teresina, com a promoção de serviços, palestras e apresentações

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), realizou, durante os dias 5 e 6 de dezembro (segunda e terça), a primeira edição do Cidade Inclusiva. O evento, que aconteceu na escola José Pacífico de Moura Neto, zona Sudeste de Teresina, contou com uma ampla programação.

Na ocasião foram realizadas palestras, apresentações e facilitação de serviços por meio dos parceiros do evento, como emissão de documentos, orientações jurídicas, prestação de informações, entre outras.

O projeto Cidade Inclusiva terá quatro edições voltadas para as pessoas com deficiência em Teresina, uma em cada região da cidade. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, trata-se de algo inovador no Piauí. “Nosso objetivo é fazer com que a sociedade teresinense possa ter o conceito de uma cidade inclusiva, onde todos tenham direito de ir e vir e onde não haja discriminação com tipos de deficiência e que os direitos dessas pessoas possam ser respeitados. Para isso é importante a união de esforços da sociedade civil organizada, do poder público, das entidades, da classe empresarial e estudantil”, ressaltou o secretário.

Segundo a diretora de Gestão da Seid e presidente do Conede-PI, Helena Lima, o evento conseguiu mobilizar a população nos dois dias de evento. “Reunimos no mesmo local, prestação de serviços, tanto na área governamental, quanto na iniciativa privada, além das entidades de/para pessoas com deficiência da sociedade civil. Desejamos que, a partir dessa ação, ocorra uma transformação de atitude em relação à inclusão das pessoas com deficiência”, declarou.

O evento, que conta com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, também tem como parceria a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados