Justiça anula eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Jerumenha

-

- Advertisment -spot_img

A decisão foi tomada após parlamentares indicarem irregularidades no processo conduzido pelo atual presidente, Atyla Helton, em abril desse ano, ferindo o Regimento Interno. Com isso, nova eleição deverá ser realizada para o biênio 2023/2024.

O Desembargador RICARDO GENTIL EULÁLIO DANTAS, do Tribunal de Justiça do Piauí, deferiu pedido liminar (processo nº 0755292-82.2022.8.18.0000) para declarar a nulidade da eleição realizada pela Câmara de Vereadores de Jerumenha, em 22 de abril desse ano, para o (biênio 2023/2024).

A decisão foi tomada após um Agravo de Instrumento e representação feita por alguns vereadores. Alegando-se que houve irregularidades na eleição, a Justiça entendeu que houve uma violação no regimento da Casa Legislativa. Assim, parte dos parlamentares, esperam nova eleição para a mesa diretora.

No relatório do caso diz:

Trata-se de Agravo de Instrumento, com pedido de efeito suspensivo, interposto por AMAURI HENRIQUE BENVINDO e outros, em face de decisão exarada pelo juiz da Vara Única da Comarca de Jerumenha, no bojo da Ação Popular por eles manejadas, sendo requeridos, ora agravados, ATYLA HELTON DE SOUSA RIBEIRO e Câmara Municipal de Jerumenha-PI.

Os agravantes renovam os argumentos de sua inicial, aduzindo, em suma, que o Sr. Atyla Helton de Sousa Ribeiro, em 22 de Abril deste ano, convocou sessão especial para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara Municipal de Jerumenha, para o biênio(2023/2024), que teve os seguintes membros eleitos, Presidente; o vereador Rauyls Gama de Sousa, Vice- Presidente Osvaldo Ribeiro de França, 1º Secretário Leydermann Carreiro de Oliveira e 2º Secretário Átyla Helton de Sousa Ribeiro. Contudo, alegam que tal convocação violou o disposto no art. 17 da Lei Orgânica do Município, vez que estabelece que o procedimento de votação da mesa diretora deve ocorrer no início de cada biênio. Requer, assim, concessão de efeito suspensivo/ativo, para determinar a suspensão da Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jerumenha.

Na decisão, o magistrado concedeu o pedido de anulação, o documento foi datado no final da tarde de ontem, 22 de dezembro de 2022.

Confira o documento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Acidente entre van e caminhão em Planaltina deixa cinco mortos

Teste de alcoolemia feito pela PRF deu negativoOnze pessoas ficaram feridas e outras cinco morreram após a colisão de...

Ciro Nogueira defende redução da maioridade penal: “O povo já decidiu”

Político cita apoio popular e exemplos internacionais para justificar proposta que reduz idade penal de 18 para 16 anos,...

Polícia Federal faz operação sobre vazamento de dados da Receita Federal

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio...

Preso em Floriano homem que furtava subestação de energia e quase provocou ‘apagão’

Acusado de furtar cabos da subestação de energia de Floriano, um homem de 46 anos, identificado pelas iniciais F.A.R.S.,...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Piauí alcança 99% de energia renovável e se consolida como o estado mais sustentável do país

Com liderança nacional em energia renovável, Piauí ocupa a terceira colocação na produção solar e eólica.O Piauí vem se...

Papa Leão XIV confirma ex-arcebispo de Teresina em órgão que ajuda a escolher bispos

Dom Sergio já teve passagem marcante pelo Piauí. Ele foi arcebispo de Teresina entre 2008 e 2011.O Papa Leão...

Polícia destrói uma tonelada de drogas apreendida no Litoral do Piauí

Maconha, cocaína, crack e insumos químicos apreendidos em operações...

STF determina que Eletrobras pague indenização ao Piauí de R$ 800 milhões por venda da Cepisa

Dos 11 ministros, sete votaram a favor do estado....
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você