No edital de convocação, vereadores alegam que o atual presidente, Atyla Helton, se recusou convocar os membros do Poder Legislativo, por esse motivo uma comissão foi criada para fazer nova eleição dia 29 de dezembro, para formação da mesa diretora para o biênio 2023/2024.
Segundo o documento assinado pelos parlamentares, a decisão ocorreu após a Justiça anular a eleição realizada em 22 de abril desse ano, conduzida pelo atual presidente, Àtyla Helton. Onde o Desembargador RICARDO GENTIL EULÁLIO DANTAS, do Tribunal de Justiça do Piauí, anulou a sessão e apontou irregularidades no processo.
Diante disso, os vereadores AMAURI HENRIQUE BENVINDO GUIMARÃES DE SOUSA, JOSÉ OSMAR MACHADO DOS SANTOS, GILBERTO COÊLHO DUARTE, TIAGO RUBENS OSÓRIO OLIVEIRA LIMA e ANTÔNIO JOSÉ PEREIRA DA SILVA, alegaram recusa do atual presidente em novo pleito e entenderam que seria necessária uma nova eleição para escolher a mesa diretora da Câmara Municipal.
Em um dos artigos do edital diz: os vereadores interessados em concorrer a algum cargo deverão comunicar a Mesa Diretora até o início da votação, por escrito. A comissão responsável pelo processo informou que está trabalhando para garantir que tudo seja feito de forma transparente e justa. Ainda de acordo com o edital, a eleição será realizada na quinta-feira (29), às 20 horas.