PL de Bolsonaro pede cassação de Sérgio Moro após acusação de caixa 2

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nos autos do processo, o PL alega que o ex-juiz tentou driblar a legislação eleitoral em dois movimentos.

O Partido Liberal, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral contra o ex-juiz federal e senador eleito, Sérgio Moro (União Brasil).

No processo que corre no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o ex-ministro da Justiça que esteve ao lado de Bolsonaro durante a campanha do ano passado é acusado de abuso de poder econômico e caixa dois.

PL de Bolsonaro pede cassação de Sérgio Moro após acusação de caixa 2

Nos autos do processo, o PL alega que o ex-juiz tentou driblar a legislação eleitoral em dois movimentos: na desistência em concorrer ao Palácio do Planalto que teria o levado a exceder o gasto limite de campanha e na migração partidária do Podemos para o União Brasil.

“O que se inicia como uma imputação de arrecadação de doações eleitorais estimáveis não contabilizadas, passa pelo abuso de poder econômico e termina com a demonstração da existência de fortes indícios de corrupção eleitoral”, diz trecho da ação.

Sobre ter desistido de concorrer à Presidência, o processo alega que o ex-ministro teria superado o teto de gastos da disputa ao Senado, o que teria facilitado sua vitória nas urnas. O candidato do PL no estado, Paulo Martins, foi o segundo colocado na disputa, com 1,7 milhões de votos — 200 mil a menos que Moro.

A denúncia de caixa dois se encaixaria neste cenário. Há o cálculo de que Sérgio Moro tenha gasto R$ 6,7 milhões entre a pré-campanha à Presidência e a campanha ao Senado. O limite permitido por lei seria de R$ 4, 4 milhões.

“O conjunto das ações foi orquestrado de forma a, dentre outras irregularidades, usufruir de estrutura e exposição de pré-campanha presidencial para, num segundo momento, migrar para uma disputa de menor visibilidade e teto de gastos vinte vezes menor, carregando consigo todas as vantagens e benefícios acumulados indevidamente”, diz outro trecho do processo.

Sérgio Moro também é acusado de exigir a contratação de empresas de amigos por parte dos partidos e fundações partidárias. A defesa ainda não se manifestou judicialmente na ação que foi protocolada no dia 23 de novembro, mas estava em segredo de justiça até o último dia 17.

Procurado, o ex-juiz negou as acusações e classificou o processo como reflexo do “desespero dos perdedores”. O PL não respondeu até a data desta publicação.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula promete visitar cidades atingidas por chuvas para reconstrução

Presidente inaugurou hospital público e campus universitário na Bahia O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (10)...

Prefeito Antônio Reis anuncia Léo Santana no aniversário de Floriano

“Estamos felizes em anunciar esta grande atração para comemorar os 127 anos da nossa cidade", disse o gestor O prefeito...

Lula entrega 914 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Maceió

Empreendimento beneficia famílias que vivem às margens da Lagoa Mundaú O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira...

Em Guadalupe, secretaria de educação lança o projeto “Oficina de Música” para alunos da rede municipal

A prefeita Neidinha Lima e a secretária de Educação, Nice Sousa, destacam a importância do projeto em despertar o...
spot_img

Paciente de 26 anos com condição cardíaca rara passa por cirurgia no HGV

Natural de Corrente o paciente passa bem, mas reclamava de recorrentes dores no peito e cansaço. O Hospital Getúlio Vargas...

Secretaria de Meio Ambiente celebra os 52 anos da Escola CEDEG em Guadalupe com ação de plantio de mudas nativas

Membros da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participaram das festividades em celebração aos 52 anos da...
spot_img

Posts Recomendados