MEIs de todo o Brasil já podem emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica no padrão nacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As NFS-e podem ser emitidas mesmo que o município não esteja conveniado à plataforma; veja como.

Microempreendedores individuais (MEIs) de todo o Brasil já podem emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, mesmo que o município não esteja conveniado à plataforma. Hoje, a emissão é facultativa, e o MEI pode optar pela emissão segundo as regras municipais. Mas, a partir do dia 3 de abril, será obrigatória a emissão da NFS-e nacional para MEIs prestadores de serviço e nas operações entre empresas.

Depois de anos em desenvolvimento conduzido pela Receita Federal do Brasil (RFB), a emissão da primeira NFS-e de padrão nacional por um MEI, de um município não conveniado à plataforma, foi realizada no dia 18 de janeiro deste ano, em um evento simbólico. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prestador de serviços do MEI de Brasília (DF), foi responsável pela emissão. 

Como emitir

É possível emitir a Nota Fiscal Eletrônica por meio do aplicativo NFSe mobile, disponível para dispositivos Android e iOS.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Simplificação da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego, essa é uma medida revolucionária, já que padroniza e facilita a vida do microempreendedor. “Ainda há a emissão em papel em muitos municípios. E com o aplicativo da Receita, depois que fizerem o cadastro, também on-line, em apenas três cliques, os microempreendedores individuais terão emitido a sua nota fiscal”, pontua.

Além disso, é possível emitir a Nota Fiscal mesmo sem internet, com a opção off-line. Quando o microempreendedor estiver conectado à internet, ela será repassada para a Receita. Para Helena Rego, o aplicativo digital melhora a experiência do MEI e, consequentemente, o ambiente de negócios brasileiro. “Menos tempo que o empreendedor tem que gastar com as obrigações acessórias, podendo se dedicar mais para a gestão”, afirma.

Atualmente, são 14,7 milhões de profissionais MEI registrados no país, a maioria no ramo de pequenos serviços. Joana dos Santos faz parte desse grupo. Ela é dona de um comércio localizado em Ceilândia, no Distrito Federal. Além da loja física, a empreendedora também vende pelo Instagram e pretende criar um site. “Eu quero ampliar minha loja, vender também on-line. Agora, isso vai facilitar muito, já que está fácil emitir a nota fiscal eletrônica, pelo aplicativo mesmo”, explica.

Hoje, a NFS-e conta com a adesão de 180 municípios, sendo 18 capitais, que correspondem a cerca de 50% do volume total de Notas Fiscais de Serviço emitidas no Brasil.

Fonte: Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Militar inicia operação especial de segurança para o Carnaval em todo o Piauí

A Polícia Militar do Piauí realiza, na próxima quinta-feira (12), o lançamento do reforço especial de segurança para o...

Flávio Bolsonaro, diferente do pai, foca na classe política e evita aproximação com militares

Senador também tem foco no convencimento do mercado financeiro, com pitadas de política internacional O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato...

Lula negocia com partidos do centrão e mira vice do MDB para isolar Flávio Bolsonaro

Petista tenta afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio, mas tentativa de atrair o MDB é...

CNH poderá ser cassada sem aviso prévio em 2026; confira os motivos

A digitalização dos Detrans ampliou o controle sobre a CNH, fazendo com que erros burocráticos passem a gerar bloqueio...
spot_img

Filhos que cuidam de pais idosos podem receber R$ 810,50 mensais do Governo

O valor corresponde a meio salário mínimo e é destinado a filhos, netos ou outros parentes que assumem, na...

Deputado Marcus Vinícius marca presença no tradicional Abre-Alas do Carnaval de Floriano com a Banda Malandra

Deputado reforça compromisso com a cultura local ao prestigiar uma das maiores tradições carnavalescas do Piauí, que atrai milhares...
spot_img

Posts Recomendados