Novo exoplaneta que pode ser habitável, é descoberto por cientistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A descoberta foi liderada por Diana Kossakowski, do Instituto de Astronomia Max Planck (MPIA), na Alemanha. O achado do MPIA mostra a grande possibilidade de existir água na superfície, o que favorece o desenvolvimento de praticamente todos os tipos de seres vivos.

Essa foi uma descoberta e tanto! Uma equipe de astrônomos encontrou um novo exoplaneta rochoso com uma massa semelhante à Terra e que pode ser habitável! Apesar de haver registros de astrônomos que mostram aproximadamente 5.200 exoplanetas catalogados, menos de 200 deles são rochosos, o que torna essa descoberta mais instigante.

© Fornecido por Newsrondonia

A descoberta foi liderada por Diana Kossakowski, do Instituto de Astronomia Max Planck (MPIA), na Alemanha. O achado do MPIA mostra a grande possibilidade de existir água na superfície, o que favorece o desenvolvimento de praticamente todos os tipos de seres vivos.

Batizado de Wolf 1069b, o exoplaneta pode ter uma atmosfera e é considerado um dos poucos alvos promissores para procurar sinais biológicos e condições favoráveis à vida. Se for encontrado, este será um marco para a história de vida além da Terra.

Perspectivas de habitação

O Wolf 1069b recebe o equivalente a 65% da radiação solar que chega à Terra. Isso melhora as perspectivas de habitação do exoplaneta, com temperaturas de superfície variando entre -95,15 ºC e 12,85 ºC, com uma média de -40,14 ºC.

“Quando analisamos os dados da estrela Wolf 1069, descobrimos um sinal claro e de baixa amplitude do que parece ser um planeta com massa aproximada da Terra”, disse Diana Kossakowski, astrônoma do Instituto MPIA.

“Ele orbita a estrela em 15,6 dias a uma distância equivalente a um 15º da separação entre a Terra e o Sol”, explicou.

Novas avaliações

Ainda não é possível, com as tecnologias atuais, obter mais detalhes sobre a atmosfera do Wolf 1069 b, nem identificar por marcadores que mostrem se o planeta, um dia, já abrigou vida.

Mas pesquisadores estão esperançosos com os avanços dos telescópios. “Isso acontecerá na próxima década (ou duas ou três) com tecnologias mais avançadas, então fique atento — talvez nossos netos testemunhem o encontro de vida em outro planeta”, diz a cientista.

Encontrar planetas de baixa massa é um grande desafio, mas os astrônomos estão cada vez mais próximos de descobrir mundos que possam abrigar vida. A descoberta do Wolf 1069b é uma nova etapa na busca por evidências de vida em outros planetas e, sem dúvida, será objeto de mais estudos e pesquisas nos próximos anos.

Por Monique de Carvalho – Newsrondonia

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Austrália é o primeiro país a banir redes sociais para menores de 16 anos

Com nova lei, mais de 1 milhão de perfis de menores no Instagram, TikTok e YouTube serão bloqueadas. O governo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar por tentativa de golpe’ e avalia vetar redução de pena

Lula decidirá sobre o projeto de lei da dosimetria, mas já reforça que Bolsonaro 'tem que pagar pela tentativa...

Júlio César amplia articulação política e reafirma compromisso com o Piauí em busca do Senado em 2026

Deputado busca superar resistências internas na base governista enquanto Georgiano Neto atua para pacificar aliados e fortalecer o grupo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar’ por trama golpista e que ainda não decidiu sobre veto à dosimetria

Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro O presidente...
spot_img

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...
spot_img

Posts Recomendados