Piauí realiza mutirão de cirurgias de marca-passos para zerar fila do SUS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os pacientes contemplados são aqueles classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marca-passo e que aguardavam na fila de espera.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, nesta sexta-feira (3), o I Mutirão de Cirurgia de Marca-passo do Estado do Piauí. O serviço é uma parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Nesta sexta (3) e sábado (4) serão realizadas as primeiras 13 cirurgias e a previsão é que mais 45 ocorram até o fim deste mês.

“A Sesapi vai ajudar na compra dos equipamentos que serão usados nos pacientes, já o HU tem toda parte de logística e pessoal especializado para realizar esses procedimentos, além de ter um suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o pós-operatório. Foi uma parceria muito forte entre Governo do Piauí, Fundação Municipal de Saúde de Teresina (que vai receber o recurso e repassar ao HU), e o hospital que fará o trabalho de cirurgia”, destacou o secretário da Saúde, Antônio Luiz.

O mutirão vai antecipar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).  Os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos são aqueles classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marcapasso, e que aguardavam na fila de espera.

“Nós vamos zerar a fila. Essa foi uma decisão do Governo do Estado, mas precisamente do governador Rafael Fonteles, que por meio da Sesapi resolveu contratar a realização completa dessas cirurgias no HU”, disse o diretor-geral do HU, Paulo Márcio.

A ação será realizada por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do hospital, que irão se revezar em dois centros cirúrgicos para realizar as 13 cirurgias de marcapasso programadas, sendo sete na sexta e seis no sábado.

“Graças a essa ação conjunta estamos realizando a resolução dos casos desses pacientes. Sem dúvida isso é histórico. Nós tivemos muitos mutirões, mas para implantação de marcapasso é a primeira vez”, destacou a presidente da FMS, Clara Leal.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pelo menos 39 pessoas morreram em grave acidente na BR-116 em Minas Gerais

A empresa de ônibus EMTRAM divulgou a lista com o nome das vítimas nas redes sociais; seis pessoas seguem...

Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia

Implantado pela Secretaria de Saúde em agosto, o programa permite o acesso da população local a teleconsultas em dez...

Por que a BR-116, palco do acidente que matou 38 em Minas, é a rodovia mais letal do Brasil

Acidente envolvendo ônibus, carreta e carro deixou ao menos 38 mortos. Para especialista, rodovia que liga Ceará ao Rio...

Com forte resfriado, papa Francisco fará sermão de domingo em casa

Decisão foi tomada por causa do clima frio em Roma O papa Francisco, que acabou de completar 88 anos, está...
spot_img

Presidente Lula informa aos ministros que fará trocas no 1º escalão

Ele tem sido pressionado por aliados do Congresso a fazer mudanças a partir da eleição para presidentes da Câmara...

Acredita no Primeiro Passo supera meio bilhão em microcrédito em mais de 56 mil operações em 2024

Iniciativa promove inclusão socioeconômica e amplia acesso ao emprego e ao empreendedorismo com parcerias estratégicas em todo o Brasil O...
spot_img

Posts Recomendados