Banco Central resiste a pressões e mantém taxa básica de juros em 13,75% ao ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apesar das críticas, Comitê de Política Monetária (Copom) manteve Selic no mesmo patamar pela quinta reunião seguida.

Alheio a pressões do governo federal, em especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter os juros básicos da economia brasileira em 13,75% ao ano. O anúncio aconteceu no início da noite desta quarta-feira (22/3).

A Selic segue no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. É a quinta reunião consecutiva em que o Copom não altera a taxa de juros – que permanece nesse nível desde agosto do ano passado.

Antes de os juros chegarem a 13,75% ao ano, o Copom havia elevado a Selic 12 vezes seguidas, em um ciclo que teve início em março de 2021, em meio à alta nos preços de alimentos, energia e combustíveis.

A decisão do Copom sobre a taxa de juros vinha sendo muito aguardada pelo mercado financeiro e pelos agentes econômicos, em geral. Nos últimos dias, Lula e integrantes do governo voltaram a subir o tom contra o BC e cobraram a queda dos juros no país.

Na terça-feira (21/3), Lula classificou como “absurdo” o patamar atual da Selic. Nesta quarta, foi a vez de o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, dizer que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, está prestando “um desserviço” ao país. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também tem criticado a manutenção dos juros em 13,75% ao ano.

Inflação

A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação. A Selic é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

Quando o Copom aumenta os juros, o objetivo é conter a demanda aquecida, o que se reflete nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem conter a atividade econômica.

Ao reduzir a Selic, a tendência é a de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,84%. O resultado significa uma aceleração em relação a janeiro. No primeiro mês de 2023, o IPCA ficou em 0,53%. Em dezembro do ano passado, o índice foi de 0,62%. No acumulado de 12 meses até fevereiro, a inflação oficial do país foi de 5,6%.

Reunião do Copom

O Copom se reúne a cada 45 dias. No primeiro dia de reuniões, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia no Brasil e no mundo, além do comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do comitê definem a taxa Selic.

Fonte: Metrópoles

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados