Jerumenha realiza Plenária Municipal de Saúde e escolhe delegados para a etapa estadual

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Realizada na sede da APAE, a etapa local promoveu debates importantes. O prefeito Júnior Nato e o secretário Marcos Rocha, destacaram as melhorias já promovidas no município e também metas para melhorar o atendimento à população.

A plenária municipal de saúde de Jerumenha, foi realizada na manhã de quinta-feira (30), na sede da APAE, onde tratou do tema: “GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA”.

Prefeito Júnior Nato

O público presente participou ativamente das discussões e compartilhou opiniões sobre as pautas. Na ocasião, foram abordados diversos assuntos ligados à saúde, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas pelo poder público para melhorar o atendimento à população.

TRATOU SOBRE OS EIXOS TEMÁTICOS:

  1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
  2. II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
  3. III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
  4. IV. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O prefeito Júnior Nato e o secretário de saúde, Marcos Rocha, abriram a discussão para o público participante. Foram formados grupos e realizados debates e explanações sobre os eixos temáticos, que foram mediados pela equipe de profissionais da saúde e representantes da comunidade. (Vereadores, Igreja Quadrangular, Igreja Madureira, Sindicato dos Trabalhares, CRAS e Conselho Tutelar).

As plenárias antecedem as Conferências Municipais de Saúde e são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que, por meio dela, é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

Essas discussões abrangem toda a sociedade, e se iniciam com a etapa municipal, se estendo até a Conferência Nacional de Saúde, na qual serão definidas as diretrizes incorporadas nos Planos Plurianuais de Saúde Nacional e Estaduais, nos Planos de Saúde Nacional e Estaduais, e na revisão dos Planos Municipais de Saúde.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde – CNS conta com 3 etapas:

II – Etapa Macrorregional: 1° a 30 de abril de 2023;

II – Etapa Estadual: 25 a 27 de maio de 2023;

III – Etapa Nacional: de 02 a 05 de julho de 2023.

As etapas municipais são consideradas o início do processo da Conferência Nacional de Saúde. Nesta etapa serão discutidas propostas, além da eleição, de forma paritária, dos delegados que participarão das etapas estaduais.

Confira as imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Denúncias na internet crescem com uso de IA para produzir imagens de abuso infantil

O uso de inteligência artificial para gerar imagens de abuso foi um dos responsáveis pela explosão de denúncias de...

Programa Cisternas supera 100 mil entregas desde 2023, 88% no Nordeste

Iniciativa do Governo do Brasil garante captação e armazenamento de água para períodos de estiagem, estimula a agricultura familiar,...

João Campos defende que Alckmin e PSB permaneçam como vice na chapa de Lula

O prefeito do Recife também afirmou que "não cabe um interlocutor" na relação entre o presidente e o vice.Presidente...

Concurso 2.971: Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 55 milhões

O prêmio do concurso 2.971 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (10). A estimativa de prêmio do próximo concurso, que será realizado no...
spot_img

Palma Forrageira fortalece produção de ovinos e caprinos no semiárido piauiense

Inciativa do Senar distribui 45 mil raquetes de palma em Jacobina, garantindo alimento nutritivo e reduzindo custos durante a...

Novas regras limitam taxas do vale-alimentação e reduzem prazo de repasse

Decreto altera Programa de Alimentação do Trabalhador e amplia uso dos cartões.Entraram em vigor nesta terça-feira (10) as novas...
spot_img

Posts Recomendados