Jerumenha realiza Plenária Municipal de Saúde e escolhe delegados para a etapa estadual

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Realizada na sede da APAE, a etapa local promoveu debates importantes. O prefeito Júnior Nato e o secretário Marcos Rocha, destacaram as melhorias já promovidas no município e também metas para melhorar o atendimento à população.

A plenária municipal de saúde de Jerumenha, foi realizada na manhã de quinta-feira (30), na sede da APAE, onde tratou do tema: “GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA”.

Prefeito Júnior Nato

O público presente participou ativamente das discussões e compartilhou opiniões sobre as pautas. Na ocasião, foram abordados diversos assuntos ligados à saúde, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas pelo poder público para melhorar o atendimento à população.

TRATOU SOBRE OS EIXOS TEMÁTICOS:

  1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
  2. II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
  3. III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
  4. IV. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O prefeito Júnior Nato e o secretário de saúde, Marcos Rocha, abriram a discussão para o público participante. Foram formados grupos e realizados debates e explanações sobre os eixos temáticos, que foram mediados pela equipe de profissionais da saúde e representantes da comunidade. (Vereadores, Igreja Quadrangular, Igreja Madureira, Sindicato dos Trabalhares, CRAS e Conselho Tutelar).

As plenárias antecedem as Conferências Municipais de Saúde e são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que, por meio dela, é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

Essas discussões abrangem toda a sociedade, e se iniciam com a etapa municipal, se estendo até a Conferência Nacional de Saúde, na qual serão definidas as diretrizes incorporadas nos Planos Plurianuais de Saúde Nacional e Estaduais, nos Planos de Saúde Nacional e Estaduais, e na revisão dos Planos Municipais de Saúde.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde – CNS conta com 3 etapas:

II – Etapa Macrorregional: 1° a 30 de abril de 2023;

II – Etapa Estadual: 25 a 27 de maio de 2023;

III – Etapa Nacional: de 02 a 05 de julho de 2023.

As etapas municipais são consideradas o início do processo da Conferência Nacional de Saúde. Nesta etapa serão discutidas propostas, além da eleição, de forma paritária, dos delegados que participarão das etapas estaduais.

Confira as imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dia das Mães é festejado com alegria pelos idosos do CCI de Guadalupe no Clube Mandacaru

A prefeita Neidinha Lima destacou a importância desses encontros para a terceira idade, ressaltando que eles acontecem semanalmente e...

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...
spot_img

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...
spot_img

Posts Recomendados