Só 10% dos réus são condenados por trabalho análogo à escravidão no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Levantamento foi feito pela UFMG. Principal causa da absolvição dos denunciados é a insuficiência das provas a serem julgadas.

Entre os anos de 2008 a 2019, 48 pessoas responderam ações penais ajuizadas no Piauí referente a trabalho análogo à escravidão. No entanto, só cinco foram condenados em primeira instância, o que corresponde a 10,4%. Os dados estão no levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais, elaborado a partir da Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (SNPG/MMFDH), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Imagem: ilustração

As provas serem julgadas como insuficientes para a condenação dos réus são as principais causas de absolvição dos denunciados.

A matéria divulga a informação dias após o Ministério do Trabalho e Emprego informar que o Piauí conta com 20 empregadores ilegais na Lista Suja do Trabalho Escravo. Segundo o levantamento, o Estado é o terceiro do Brasil com maior número de patrões que submetem seus funcionários a condições análogas à escravidão, ficando atrás somente de Minas Gerais e Goiás.

Entre 2019 e 2022, a lista aponta que foram resgatados 172 trabalhadores no Piauí. Estas pessoas foram resgatadas de propriedades de extração de carnaúba, fazendas, pedreiras, construtora e oficina de fabricação de produtos em couro localizadas em 19 municípios piauienses, são eles: Flores do Piauí, Barras, Castelo do Piauí, São José do Peixe, Cristino Castro, Marcolândia, Itaueira, Batalha, Jatobá do Piauí, São João da Serra, Antônio Almeida, Palmeira do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Currais, Alvorada do Gurguéia, Piracuruca, Parnaíba, Colônia do Gurguéia e Patos do Piauí.

João Magalhães/Portal O Dia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jair Bolsonaro segue internado com erisipela e não tem previsão de alta

Ex-presidente apresenta quadro estável e sem febre O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado nesta quinta-feira no Hospital Vila Nova Star,...

Folha de pagamento de 17 setores será reonerada a partir de 2025

Governo anuncia acordo após reunião com políticos Após um acordo entre o governo, o Congresso Nacional e representantes de 17...

Número de desalojados dobra em 24 horas no Rio Grande do Sul

São mais de 327 mil pessoas que tiveram de deixar suas casas A quantidade de pessoas desalojadas no Rio Grande...

Wellington Dias e outros membros do Governo Federal coordenam ações de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul

MDS destinou R$ 8,4 milhões para a compra de 52 mil cestas, que já estão sendo entregues "Fazer tudo o...
spot_img

Em Bom Jesus, fazenda é autuada por desmatar 1,5 mil hectares em área de preservação da Mata Atlântica

A ação faz parte da Operação Cerrado Vivo, que a Semarh deflagrou na segunda-feira (6), e que visa coibir...

Papa Francisco doa mais de R$ 500 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Doação do líder da Igreja Católica foi divulgada pelo Vaticano e confirmada pelo dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto...
spot_img

Posts Recomendados