Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Novo estudo revela que é possível produzir oxigênio a partir do solo lunar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Solo lunar pode transformar dióxido de carbono em oxigênio e sustentar vida no espaço, diz pesquisa.

Na busca por lugares fora da Terra que possam sustentar a vida, os cientistas costumam ir atrás de evidências de substâncias essenciais como água e oxigênio. Nos últimos dias, uma pesquisa publicada na revista científica Joule descobriu que o solo da Lua contém compostos ativos que podem ser usados, junto com a luz solar e o dióxido de carbono (CO2²), para produzir água (H²O), oxigênio (O²) e combustível. A descoberta revela a possibilidade de manter uma base lunar e permitir uma maior exploração do espaço.

Equipe de pesquisadores da Universidade de Nanjing posa com uma amostra de solo lunar — Foto: Yingfang Yao

“Nossa estratégia fornece um cenário para um ambiente de vida extraterrestre sustentável e acessível. Se quisermos realizar uma exploração em larga escala do mundo extraterrestre, precisaremos pensar em maneiras de reduzir a carga útil, o que significa contar com o mínimo possível de suprimentos da Terra e usar recursos extraterrestres”, disse ao The Indepedent Yingfang Yao, cientista de materiais da Universidade de Nanjing, na China, e principal autor do relatório.

No passado, outras pesquisas já propuseram algumas estratégias para a produção de substâncias essenciais para a sobrevivência fora da Terra, mas a maioria delas necessitava de uma fonte de energia que fosse levada do nosso planeta para o espaço, como o caso do rover Perseverance Mars, da Nasa, que levava um instrumento que pode usar CO² para produzir O², mas era alimentado por uma bateria nuclear.

A grande inovação da pesquisa da Universidade de Nanjing é a proposta de usar dois recursos abundantes na Lua (radiação solar e solo) para produzir oxigênio, minimizando a quantidade de material extra que precisa ser levado da Terra para as explorações.

Para chegar a essa conclusão, a equipe de cientistas analisou amostras de solo lunar trazidas pela espaçonave chinesa Chang’E-5 e descobriu que esse material é rico em ferro e titânio. A partir desses elementos, é possível projetar um sistema de “fotossíntese extraterrestre” que irá usar o solo lunar para fazer a eletrólise da água (promover uma reação química de oxirredução a partir da passagem de uma corrente elétrica), dizem os pesquisadores.

Além do solo lunar, os cientistas também afirmaram ser possível usar o dióxido de carbono exalado pelos astronautas para gerar material essencial para a vida extraterrestre. Segundo a pesquisa, esse CO² pode ser coletado e combinado com o hidrogênio (H²) proveniente da eletrólise da água para produzir hidrocarbonetos como o metano (CH4), que pode ser usado como combustível local.

Agora, a equipe espera testar o sistema reproduzido em laboratório em futuras missões lunares da China. “À luz do esforço significativo realizado para a exploração tripulada do espaço profundo, é de alta importância tecnológica e interesse científico desenvolver o sistema de suporte à vida lunar para exploração de longo prazo”, dizem os autores .

Fonte: Umsoplaneta

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sem atendimento, oito bebês morrem com cardiopatia congênita no Piauí; Defensoria Federal ajuíza ações

No Piauí, oito bebês com cardiopatia congênita morreram em cerca de um ano, devido à falta de assistência médica...

Ministério de Wellington Dias é esvaziado após ameaça de bomba; suspeito foi apreendido

A sede do ministério fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O prédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,...

Prefeito Jesse James destaca agenda intensa da comitiva de Guadalupe na Marcha a Brasília

Por Gleison Fernandes O prefeito de Guadalupe, Jesse James, avaliou como extremamente positiva a participação da comitiva do município na...

PT desiste de urnas eletrônicas e fará eleição com cédulas de papel

Partido não conseguiu equipamentos com a Justiça Eleitoral. O Partido dos Trabalhadores (PT) optou por utilizar cédulas de papel em...
spot_img

Novos peritos da Polícia Civil são nomeados e atuarão em delegacias do interior do Piauí

O Governo do Piauí realizou no início da tarde desta quinta-feira (22) a formatura e nomeação dos novos peritos...

Jerumenha realiza ciclo de palestras do Maio Laranja e fortalece a rede de proteção à infância

Por Gleison Fernandes. Durante o mês de maio, a Prefeitura Municipal de Jerumenha, por meio da Secretaria de Assistência Social...
spot_img

Posts Recomendados