Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministra do Meio Ambiente Marina Silva denuncia desmonte na fiscalização ambiental

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ibama tinha 1,7 mil fiscais em 2008 e agora, apenas 700, diz ministra

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou, nesta segunda-feira (17) que encontrou um desmonte na fiscalização ambiental do país.

Segundo a ministra, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem atualmente 700 servidores para fiscalizar o cumprimento da lei ambiental em todo o país. Ao participar de seminário sobre os direitos dos povos indígenas, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marina disse que, em 2008, quando chefiou a pasta, deixou o Ibama com 1,7 mil fiscais. Neste ano, ao retornar ao comando da pasta, encontrou apenas 700 servidores.

Eduardo Knapp/Folhapress

“[No] governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, [que] houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] e o ministério”, afirmou.

Segundo a ministra, nos primeiros três meses do governo, foi possível aumentar o número de apreensões em 133% e as multas ambientais em 219%. Os dados foram comparados aos registrados no mesmo período do governo anterior.

“Isso significa Estado Democrático de Direito. As leis em beneficio público, do Estado”, disse Marina Silva.

Na palestra, a ministra também falou sobre o trabalho de retirada de garimpeiros ilegais das terras indígenas. Marina relatou que as equipes que estavam em aviões e balsas foram atacadas com tiros. “É muito difícil, porque é uma mistura de tráfico de armas, de drogas”, completou.

Funai

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, também participou do seminário e defendeu o aumento da participação de indígenas na sociedade. Para Joenia, os indígenas devem ter direito de participar do processo de tomada de decisão para que suas ideias sejam ouvidas.

“Hoje, nós vemos no Executivo a nossa participação na Funai e no Ministério dos Povos Indígenas. Isso nos dá também o próximo passo, que seria aqui no Judiciário, a presença indígena, que é o próximo desafio, ter uma ministra no Supremo Tribunal Federal (STF). Quem sabe?”, disse.

Joênia afirmou que a Funai tem interesse em avançar nos processos de demarcação de terras, mas ressaltou que tem esbarrado em decisões judiciais que aumentam os conflitos no campo.

“Muitas ações estão paralisando esses processos, com a tese absurda de marco temporal, que se coloca na mesa como se houvesse um precedente que seja a posse tradicional de terras indígenas. A nossa própria Constituição é mais clara sobre as terras que os povos indígenas ocupam: são imprescritíveis e inalienáveis”. completou. 

Por Agência Brasil – Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fundação Getúlio Vargas será a banca examinadora do Concurso Público Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a banca organizadora...

Bolsonaro diz que enviou R$ 2 milhões para Eduardo ‘não passar necessidade’ nos Estados Unidos

Ex-presidente depôs à PF por cerca de duas horas nesta quinta. Deputado licenciado Eduardo Bolsonaro é investigado por suposta...

Com a presença de Júlio César, Georgiano e Fábio Novo selam entendimento e mantêm apoio dentro da base governista

O encontro contou ainda com a presença do deputado federal Júlio César Lima (PSD), pai de Georgiano e pré-candidato...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 51 milhões

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (07), em...
spot_img

Marcelo Castro vai à Alepi falar sobre a PEC que propõe fim da reeleição no Brasil

Senador é relator da PEC n° 12/2022 que impende quem ocupa um cargo no Poder Executivo — presidente, governadores...

Ambulância zero quilômetro será entregue ao SAMU de Guadalupe neste final de semana

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta quinta-feira, 5 de junho, a chegada de uma nova...
spot_img

Posts Recomendados