A pesquisa inédita foi conduzida por neurocientistas americanos
Colocar as roupas de treino e ir para a academia é para a maioria dos mortais uma tarefa árdua no começo. Mas quanto tempo leva exatamente para se habituar? Um estudo conduzido pela equipe de neurociências das universidades de Chicago, Pensilvânia e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, provou que leva em média seis meses para que a maioria das pessoas se acostume a ir para a academia.
O trabalho é o primeiro a usar a inteligência artificial para investigar o processo de formação de hábitos. Os pesquisadores empregaram o aprendizado de máquina para analisar dados de dezenas de milhares de pessoas que passavam seus crachás para entrar na academia. Os conjuntos de dados rastrearam mais de 30 mil frequentadores de academias ao longo de quatro anos e mais de 3 mil funcionários de hospitais em quase 100 turnos.
O estudo descobriu que certas variáveis não tiveram efeito na formação do hábito de ir à academia, como a hora do dia. Outros fatores, como o comportamento anterior, entraram em jogo. Por exemplo, para 76% dos frequentadores de academia, a quantidade de tempo que passou desde a última visita à academia foi um importante indicativo sobre um possível retorno.
Em outras palavras, quanto mais tempo se passou desde a última vez que um frequentador de academia foi até o local, menos provável que isso se tornasse um hábito. Além disso, 69% por cento dos usuários eram mais propensos a ir à academia nos mesmos dias da semana, sendo segunda e terça-feira os mais frequentados.
Por O GLOBO — Rio de Janeiro