Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Motoristas de aplicativos realizam paralisação nesta segunda-feira (15) no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A categoria reivindica várias mudanças e melhores condições de trabalho.

Motoristas de aplicativos irão realizar uma paralisação nacional nesta segunda-feira (15) em todo o Brasil contra as maiores plataformas de mobilidade urbana no país. No Piauí, o movimento também está confirmado e deverá paralisar cerca de 10 mil trabalhadores que, segundo representante, cobram algumas solicitações.

Divulgação

Em depoimento, Érico Luiz da Luta, presidente de Cooperativa de Transportes por Aplicativo, afirmou que a iniciativa da paralisação é chamar atenção do Poder Público contra a exploração dos trabalhadores imposta pelos aplicativos.

Segundo Érico, as plataformas internacionais (Uber e 99) prometem ganhos satisfatórios, oferecendo nos primeiros meses vantagens promocionais e bônus, só que, após alguns meses de trabalho, estes benefícios deixam de ser oferecidos pela plataforma. “Logo em seguida, estas mesmas plataformas passam a tirar o dinheiro das corridas dos motoristas por meio de altas tarifas”, disse.

Os motoristas por aplicativo também cobram do Governo do Estado a isenção do pagamento de IPVA e querem que a Prefeitura de Teresina delimite zonas de embarque e desembarque em toda a Capital. Eles também desejam a regulamentação da profissão, segundo representante.

“Vários outros estados e prefeituras, país a fora, já anunciaram incentivos e legislação que entrega aos trabalhadores por aplicativos IPVA zerado, zonas de embarque e desembarque e pontos de apoio. Aqui em Teresina, desde o início das atividades em 2016, os trabalhadores reclamam que, sequer, receberam algum benefício”, explicou Érico Luiz.

O A10+ apurou que em Teresina os trabalhadores planejam implementar inúmeros pontos de paralisação em toda cidade, com a obstrução de uma via, deixando a outra livre, e com a orientação para que a manifestação seja pacífica e dentro da legalidade, conforme o direito constitucional de manifestação e protesto.

As pautas de reivindicações denunciam ao Ministério Público do Trabalho a exploração dos aplicativos e solicitam que os aplicativos sejam intimados a atualizarem o valor mínimo do km rodado para R$ 2,50, bem como, ter uma tarifa máxima de 15%.

Ainda segundo Érico Luiz, o ato não tem hora para acabar e a categoria promete ficar parada durante toda a segunda (15) até receber respostas sobre as reivindicações.

Por Marcelo Gomes – A10+

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Conheça seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas. Julho traz o...

Implante contraceptivo de até R$ 4 mil que dura até três anos chega ao SUS

Implante é considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis e só estava na rede privada. Agora, Ministério da...

Papa Leão XIV adota medida contra abusos sexuais cometidos por membros da igreja

O papa Leão 14 nomeou neste sábado (5) um arcebispo francês como novo líder da comissão do Vaticano sobre...

Mais de 17 milhões de famílias terão conta de luz gratuita, anuncia governo

Benefício atinge inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo; Congresso tem 120 dias para aprovar a...
spot_img

Mais de 200 embarcações participam da 2ª Expedição Náutica no Lago de Boa Esperança, com largada em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Neste sábado, 5 de julho, Guadalupe foi novamente sede de um evento que...

Prefeitura de Teresina proíbe mototáxis com motos acima de 10 anos de fabricação

Um decreto da Prefeitura de Teresina, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4), altera as regras para circulação de...
spot_img

Posts Recomendados