Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Tradições católica e popular se unem para as festas do Divino Espírito Santo em Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura do Município, e a igreja católica, representada pela Catedral São Pedro de Alcântara, deram início, na quinta-feira, 18, às festividades do Divino Espírito Santo na cidade.

A procissão iniciou na residência da Graça Costa e Silva que, durante um ano acolheu o Divino Anfitrião, seguindo até a igreja São José Operário, que abriga as atividades da Catedral São Pedro de Alcântara neste período em que passa por reforma.

Foi o primeiro momento oficial que antecede o 2º Encontro de Divinos, marcado para o dia 28 de maio, Dia de Pentecostes, uma das solenidades importantes da igreja católica e que representa o acontecimento descrito em Atos dos Apóstolos, 2, 1-6, quando os discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo, como línguas de fogo que se repartiram e repousaram sobre cada um deles.

Segundo a igreja católica, o dia de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa de Cristo, traz a efusão do Espírito Santo, formando a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). No Brasil e, não diferente em Floriano, há uma mistura entre os rituais católicos e a cultura popular, ambos com a inclusão de visitações do Divino e peregrinações, oração e cantos.

Na tradição popular ainda existem os pagadores de promessas e as esmolas, donativos recolhidos para o dia da festa de Pentecostes e símbolos importantes como a pomba, que representa o Espírito Santo, bandeiras e o estandarte, a cor vermelha e outras simbologias.

Os grupos realizam as celebrações e rituais em bairros como Manguinha, Tiberão e Taboca e em várias comunidades rurais. A partir da abertura oficial dos ritos, na noite desta quinta-feira, o Divino Anfitrião visitará 7 residências, em alusão aos 7 dons do Espírito Santo: Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Entendimento, Piedade e Temor de Deus.

No dia 28, Dia de Pentecostes, está prevista uma alvorada festiva, às 5h, com grupos de Divino que visitarão 7 igrejas, sendo a última a São José Operário, representando a Catedral São Pedro de Alcântara, onde haverá a Santa Missa, às 8h, e depois o Divino Anfitrião seguirá para a próxima casa acolhedora, onde ficará por um ano até o ano que vem.

À noite está prevista a Santa Missa e outros momentos no adro de igreja, inclusive com a participação de grupos populares do Divino das cidades de Jerumenha e Nazaré do Piauí. “A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, está investindo na preservação, resgate e manutenção da cultura popular de Floriano e, no caso do Divino, firmamos uma grande parceria com a igreja católica para reunir os rituais católicos e a festa popular do Divino”, disse a secretária Elineuza Ramos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados