Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Isabel Fonteles participa de Encontro Nordeste sobre primeira infância em Recife

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí apresentou as ações propostas pelo Estado para atender a primeira infância.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama, Isabel Fonteles, representou o governador Rafael Fonteles, nesta terça-feira (23), no Encontro Nordeste intitulado “Primeira Infância Primeiro: desafios e oportunidades de colaboração”, que visa dialogar sobre a importância da cooperação entre estados e municípios no desenvolvimento de políticas públicas para a Primeira Infância. O encontro reúne representantes dos governadores, secretários e equipes dos governos estaduais da região Nordeste, no Mar Hotel, em Recife (PE).

Do Piauí, além da coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles, participam equipes da Secretaria de Assistência Social, da Saúde e da Educação ligadas ao Pacto. A iniciativa do Encontro Nordeste é conjunta entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pretende disseminar conhecimentos sobre os primeiros anos de vida, a fim de mobilizar os gestores estaduais para a promoção de políticas e programas voltados ao tema crucial para o desenvolvimento humano.

Coordenadora do Pacto pelas Crianças no Piauí, Isabel Fonteles

“A primeira infância é a mãe de todas as políticas públicas porque os investimentos nessa fase da vida são transversais e têm o poder de minimizar a carga que as demais políticas públicas carregam”, disse Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Na oportunidade, Isabel Fonteles falou do comprometimento do governo estadual com a primeira infância e destacou as ações propostas pelo Pacto Pelas Crianças do Piauí, lançado no mês passado. “Há um comprometimento por parte do Governo do Estado no apoio integral à primeira infância. O Pacto é um dos resultados desse apoio, por isso estamos fazendo alianças entre o Executivo, as Prefeituras e as instituições para executarmos políticas públicas que propiciem uma infância com os estímulos necessários para uma vida mais saudável e feliz, com ações na saúde, na educação e na assistência social. Investir na primeira infância é evitar que no futuro sejam necessários programas compensatórios”, disse.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, que também é médica, destacou que a primeira infância é um momento único. “É a etapa em que se forma a estrutura do cidadão, em que acontece o maior número de sinapses cerebrais. A criança de 0 a 6 anos constrói instrumentos emocionais e intelectuais para lidar com desafios, frustrações e perdas, para conviver na família, na comunidade e na sociedade, para avançar na vida escolar e profissional. O que acontece aqui permanece para sempre na vida do cidadão”, disse, relatando as evidências científicas que mostram que os investimentos nessa fase da vida diminuem a criminalidade, trazem melhores resultados na educação, potencializam a produção de riquezas, entre outros benefícios.

No evento, Isabel Fonteles destacou as principais ações do Pacto. “Na área da saúde teremos a Carretinha da Saúde, que levará aos municípios exames audiométricos, oftalmológicos e odontológicos. Na área da educação temos a obsessão pela alfabetização na idade certa, por isso estamos capacitando os professores e gestores escolares com formações e incentivando as Prefeituras a construírem e reformarem suas creches, com o Governo do Estado doando o mobiliário no valor de R$ 200 mil. Já na assistência social, vamos reformar o “Lar da Criança” e fortalecer e regionalizar o programa Família Acolhedora”, disse.

Para Isabel Fonteles, participar do Encontro é uma oportunidade de dialogar ainda mais sobre as políticas públicas para a Primeira Infância e pensar também em ações que possam ser feitas de forma integrada e regionalizada. “Estamos trocando informações, compartilhando boas práticas e pactuando com os demais estados do Nordeste, em busca da governança colaborativa”, comentou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado a pensionistas

Medida foi tomada após operação que identificou descontos ilegais O Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) determinou, nesta quinta-feira (8),...

“Vamos atravessar uma situação de calamidade”, alerta coordenador do Dnocs sobre estiagem severa no Piauí

O coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Assis Rocha, fez um alerta sobre a...

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí participa de evento nacional sobre os impactos da nova geopolítica no agro

O Sistema Faepi Senar Piauí foi representado pelo presidente da instituição, deputado federal Júlio César, e pelo superintendente do...

“Entreguei a gestão aos secretários”, diz Dr. Pessoa sobre dívidas da Prefeitura de Teresina

O ex-prefeito nega que tenha cometido qualquer irregularidade e que se alguém fez “alguma danação” em sua administração, foi...
spot_img

Copom eleva novamente juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Taxa Selic sobe para maior nível em 19 anos A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas...

Flamengo sofre empate do Central Córdoba e se complica na Libertadores

Rubro-Negro sai na frente, mas cede empate aos argentinos na segunda etapa e vai precisar fazer o dever de...
spot_img

Posts Recomendados