Taxa de analfabetismo cai no Piauí, mas estado ainda registra maior índice do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o IBGE, em 2016 haviam cerca de 398 mil pessoas analfabetas no Piauí e, em 2022, o estado registrou cerca de 383 mil pessoas nessa condição.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (07) que a taxa de analfabetismo em pessoas maiores de 15 anos no Piauí caiu de 15% para 14,8% entre os anos de 2019 e 2022. Entretanto, mesmo com essa queda, o Piauí, em 2022, ainda apresentou a maior taxa de analfabetos nessa faixa etária do país.

De acordo com o IBGE, em 2016 haviam cerca de 398 mil pessoas analfabetas no Piauí e, em 2022, o estado registrou cerca de 383 mil pessoas nessa condição; esses números representam uma redução de 15 mil pessoas. Nessa pesquisa entende-se como analfabeta a pessoa que não sabe ler ou escrever um simples bilhete. Essas são informações apresentadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.

No Brasil, em 2022, a taxa de analfabetismo atingiu 5,6%, o que representou uma redução de 0,5 ponto percentual em relação à taxa de 2019 (6,1%). No país havia, em 2022, cerca de 9,5 milhões de brasileiros analfabetos. A taxa de analfabetismo do Piauí (14,8%) superava a do país em cerca de 2,5 vezes. Dentre as unidades da federação, os menores percentuais de analfabetismo eram o do Distrito Federal, com 1,9%, e o do Rio de Janeiro, com 2,1%.

Faixa etária

O IBGE informou ainda que em 2022 a faixa etária com maior predomínio de analfabetos era a de 60 anos ou mais, atingindo 40,4% do total. A taxa média brasileira para essa faixa de idade era de 16%, praticamente um terço da taxa registrada no Piauí.

Em 2022, no Piauí, a taxa de analfabetismo em pessoas de 15 anos ou mais de idade era de 14,8%; para pessoas de 25 anos ou mais de idade era de 18,3%; para pessoas de 40 anos ou mais de idade era de 26,7% e para pessoas de 60 anos ou mais de idade era de 40,4%. Por sexo, no Piauí, a taxa de analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais de idade mostra uma prevalência maior entre o sexo masculino.

Fonte: Portal A10+

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí inicia 2026 com alto número de casos de maus-tratos a animais

Os crimes de maus-tratos a animais continuam em patamar elevado no Piauí e já somam 61 boletins de ocorrência...

Prouni divulga aprovados em primeira chamada

Brasileiros sem diploma de nível superior integram público-alvo O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3),...

Camilo Santana anuncia novo campus do IFPI em Luzilândia e amplia expansão da educação federal no Piauí

O ministro da Educação Camilo Santana anunciou, na tarde desta segunda-feira (2), a implantação de um novo campus do...

Deputado Marcus Kalume destaca conquista do curso de Medicina para Floriano

Parceria entre direção do campus, ministérios e parlamentares viabiliza a implantação do curso que fortalecerá a formação e a...
spot_img

Câmara aprova MP que beneficia famílias de baixa renda com botijão de gás

Medida provisória muda nome de auxílio para Gás do Povo e cria nova modalidade para famílias com renda per...

Flávio Bolsonaro entra na lista de investigados pela CPMI do INSS

Pré-candidato ao Planalto, o Zero Um também virou alvo de um requerimento que pede sua convocação para depor ao...
spot_img

Posts Recomendados