Sesapi já distribuiu mais de 103 mil medicamentos para enfrentamento do tabagismo em 2023

-

Ação visa reduzir o número de usuários de tabaco e de dependentes de nicotina.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já distribuiu mais de 103 mil medicamentos para enfrentamento e combate ao tabagismo em 2023. A ação faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que visa reduzir o número de usuários de tabaco e de dependentes de nicotina, bem como diminuir a mortalidade relacionada ao consumo dessas substâncias.

Além de medicamentos, o programa vinculado ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) também realizou a capacitação de 544 profissionais para atuar no atendimento da população que busca pelo serviço. De acordo com Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde da Sesapi, os números mostram o compromisso da gestão no combate do tabagismo.

“Hoje temos 167 municípios participando do programa dentro do nosso estado, com equipes capacitadas a darem o acompanhamento necessário à população prestando todo o protocolo clínico adequado. Pedimos também para que a população que queira participar dos trabalhos de controle ao tabagismo entre em contato com o seu município e busquem o serviço”, disse a superintendente.

Na última terça-feira (13), o Ministério da Saúde institucionalizou a presença do PNCT dentro do Sistema Unico de Saúde (SUS). Luciana Sena, coordenadora do programa de enfrentamento ao tabagismo na Sesapi, afirmou que a novidade representa um avanço no fortalecimento das ações e reforçou a importância da parceria com os municípios para a efetivação das atividades desenvolvidas pelo programa.

“Queremos que os municípios continuem com o trabalho de qualidade que já vem sendo feito. Para aqueles que querem entrar nos trabalhos do programa, basta procurar a Sesapi que daremos todas as orientações para que o município participe”, ressaltou a coordenadora.

Divulgação

O tabagismo está relacionado a doenças como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade. Considerada uma droga bastante danosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína e álcool, com uma diferença: leva entre 7 a 19 segundos para chegar ao cérebro. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores com o tempo.

Pelo SUS são oferecidos tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar, por meio de medicamentos, como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso.

Benefícios ao parar de fumar

Parar de fumar vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece parando de fumar agora:

– Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
– Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
– Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
– Entre 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
– Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
– Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
– Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
– Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

João Gomes é atração confirmada no Festival de Folguedos em Teresina

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, por meio de suas redes sociais, que o cantor João Gomes será...

Joel Rodrigues aponta falhas em setores essenciais do Piauí durante evento do União Brasil; veja o vídeo

“O Piauí que vemos é o da fome, da dificuldade no acesso à saúde e da insegurança. A descentralização...

Governador entrega 12 obras do OPA e 346 títulos de imóveis para a zona sudeste nesta segunda (11)

Governo do Estado amplia o número de obras do OPA em Teresina e garante titularidade de imóveis pelo programa...

Eleição para presidência do Senado só em 2027, mas já movimenta os bastidores de Brasília

O presidente do Senado é sempre eleito para um mandato de dois anos. Entre as suas atribuições, está a...

Planos de saúde coletivos têm reajuste médio de 9,9%, mostra ANS

Variação é a menor em cinco anos, mas supera inflação Os planos de saúde coletivos tiveram reajuste anual médio de...

Prefeito Jesse afirma que Feira da Mulher Empreendedora bateu recorde de público e negócios

Por Gleison Fernandes. A 4ª Feira da Mulher Empreendedora encerrou sua programação neste sábado, 9 de maio, após dois dias...

Receita Federal libera 2º lote de restituição do Imposto de Renda que será pago hoje (30); veja se você tem direito

Valores serão distribuídos a 5.138.476 contribuintes, totalizando R$ 7,5...

Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024

A adoção das cartinhas pode ser feita até o...

Você também pode gostar
Recomendado para você