Estudantes do Pará detectam possível novo asteroide em programa com a Nasa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Corpo celeste foi chamado de LUI0005, em menção ao aluno que o encontrou

Estudantes da escola estadual Honorato Filgueiras, da ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, no Pará, anunciaram a detecção do que pode ser um novo asteroide, chamado de LUI0005. O grupo participa de projeto em parceria com a Nasa.

O nome LUI0005 faz menção a Luís Felipe Gurjão Bahia, 15, estudante que encontrou o corpo celeste.

Os jovens participaram pela primeira vez do programa Caça Asteroides, desenvolvido pela agência espacial americana em parceria com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), que reuniu cerca de 3.000 estudantes em grupos dedicados a encontrar asteroides.

O estudante Luiz Felipe Gurjão Bahia, que detectou corpo celeste em projeto de escola em Belém – Divulgação

Em suas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho (PMDB), comemorou o convite pela Nasa para a visita dos alunos paraenses à agência nos Estados Unidos.

Trata-se no momento, no entanto, de um corpo detectado ou preliminar, e não de uma descoberta, segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, órgão subordinado ao ministério. Ela coordena o AstroNasaBrasil, projeto de ciência cidadã do qual o programa Caça Asteroides faz parte.

O processo de investigação dura até seis anos para se comprovar uma descoberta, por meio de análises da IASC (Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, na tradução do inglês).

“Como o objeto passa a fazer parte do banco de dados, ele é monitorado por cientistas profissionais. Se confirmado, é batizado com o nome referente ao grupo que o detectou”, disse a astrônoma.

O grupo de Belém é formado por seis estudantes do primeiro ano do ensino médio, com idades entre 14 e 16 anos. Eles foram inscritos no programa pelo professor de química da escola, Hélio Nascimento Paixão, pela afinidade com a astronomia.

Luís Felipe Gurjão Bahia, 15, que trabalhava sozinho no laboratório no dia da detecção, diz que ficou surpreso com o que viu.

“Estava analisando os pacotes e identifiquei que havia um corpo celeste que aparecia em um movimento constante. Chamei meus amigos para analisar comigo e todos concordaram que parecia um asteroide. No momento eu não levei tão a sério, mas depois veio a notícia que a Nasa estava analisando o achado e caiu a ficha”, conta o aluno.

Ao contrário dos colegas, Luís diz que não tinha muita afinidade com a astronomia e que entrou no grupo a convite de um dos colegas, mas o achado mudou a sua vida.

“Eu nunca tive muito interesse pela astronomia, entrei por curiosidade, mas fiquei muito feliz porque é um programa que tem gente do mundo todo e eu consegui encontrar um asteroide, foi muito gratificante. Isso me fez ver que a astronomia não é só ver as estrelas e constelações, mas descobrir coisas desconhecidas.”

A estudante Paula Vitória da Silva, 16, também integrou o grupo que participou do programa. Entusiasta da astronomia desde pequena, ela diz que depois da experiência pretende seguir carreira na área.

“Para mim foi uma experiência nova e muito gratificante. Quando vi as imagens do programa e achamos o asteroide fiquei impressionada porque antes eram coisas que eu só via em notícias de TV”, conta ela.

Sob o comando do professor, observaram cerca de mil fotos do céu, captadas por um telescópio da Universidade do Havaí. Com a ajuda de um software disponibilizado pela Nasa, eles puderam encontrar o corpo celeste.

“Recebemos 240 pacotes de imagens de territórios do céu, com quatro imagens cada. O software faz as fotografias se movimentarem, formando um filme”, explica o professor. Pela movimentação dele, diz o docente, foi possível detectá-lo e verificar que ele não estava listado entre os já existentes.

Por Luciana Cavalcante – Folha S. Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...

Ciro Nogueira movimenta o Sul do Piauí com entregas, inaugurações e grandes comemorações

Parlamentar visita municípios do Norte ao Sul do estado, participa de inaugurações, ouve demandas da população e prestigia festas...

Bolsa Família atinge novo recorde no acompanhamento escolar e reduz número de estudantes não localizados

Gestão qualificada e integração entre União, estados e municípios elevam o desempenho das condicionalidades do programa, fundamental para rompimento...
spot_img

Pesquisa Datafolha: Em segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos

Levantamento considerou 2.002 entrevistas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Uma pesquisa divulgada...

Piauí segue com alertas de chuvas e ventos fortes em quase todo o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (6), dois alertas de chuvas intensas em quase todo o...
spot_img

Posts Recomendados