Presidente está na Bélgica para participar da cúpula de países Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia
O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (17) com empresários e líderes europeus e de países latino-americanos em Bruxelas, na Bélgica. O presidente voltou a afirmar que pretende fechar o acordo de livre comércio entre Mercosul – União Europeia ainda neste ano.
“Somos sociedades em processo de forte mobilidade social nas quais se constituem novos e dinâmicos mercados internos, integrados por centenas de milhões de consumidores. A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Nossa corrente de comércio poderá ultrapassar este ano a marca de 100 bilhões de dólares. Um acordo entre Mercosul e União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda este ano, abrirá novos horizontes. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros”, disse o Presidente.
Lula também falou da questão climática no encontro, também um dos objetivos da viagem. O presidente reafirmou o compromisso do Brasil em cumprir os acordo e metas na preservação de florestas.
“O Brasil já possui uma matriz energética das mais limpas do planeta: 87% de nossa eletricidade já provêm de fontes renováveis contra 27% da média mundial, e 50% de toda a nossa energia é limpa, enquanto no mundo a média é 15%. E iremos melhorar ainda mais esses números, porque estamos dando prioridade à geração de energia solar, eólica, biomassa, etanol e biodiesel. Também é enorme o nosso potencial de produção de hidrogênio verde.
“Nos mandatos anteriores, reduzimos o desmatamento em 80%. Dessa vez assumimos o compromisso de eliminar o desmatamento na Amazônia até 2030, e já nesse primeiro semestre o reduzimos em 34% em relação ao ano passado”, afirmou.
Lula encontrou também com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. E ao longo de toda a segunda-feira, o presidente tem uma série de compromissos com líderes europeus e latino-americanos. O presidente participa também, às 11h da manhã, da sessão de abertura da terceira Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia.
BAND JORNALISMO