“Capacitar para prestar um serviço qualificado. Esse é compromisso maior” destacou a prefeita Neidinha Lima durante evento.
Na segunda-feira, 31 de julho, 14 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), e 01 de Combate a Endemias (ACE) receberam os certificados do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e do Curso Técnico de Vigilância em Saúde, com ênfase no combate a endemias, realizados nos últimos 10 meses.
A solenidade de formatura da turma foi realizada no auditório do prédio da Secretaria de Educação do município, por meio da Secretaria de Saúde. Os profissionais receberam a certificação técnica e estarão ainda mais capacitados para a realização do trabalho diário junto à comunidade.
O curso foi fruto de um projeto do Ministério da Saúde – “Saúde com Agente” – que ofertou capacitação aos ACS’s e ACE’s, com adesão voluntária dos municípios, e que Guadalupe prontamente aderiu por meio de sua Secretaria de Saúde.
O evento final contou com a participação da prefeita Neidinha Lima, Paulo Rocha (Secretário de Saúde), enfermeira Daniele Araújo (Preceptora do curso), Jucilene Andrade, Ângela Moura e Monique Oliveira (Enfermeiras), e Márcio Loiola (Nasf).
“Investir na capacitação, formação e aperfeiçoamento de nossos agentes é investir em uma saúde de qualidade, voltada a melhor assistir ao cidadão. Por isso, não medimos esforços em uma ação como essa. Parabéns ao secretário de saúde, Paulo Rocha, que com nosso apoio, têm buscado melhorias para a saúde de nossa cidade. Parabéns aos agentes aqui formados e todos que fizeram parte desta nova etapa na vida de vocês”, disse a prefeita Neidinha Lima.
“O usuário do serviço de saúde vai receber um profissional treinado para um olhar mais especializado, mais atento e de uma atenção especial para a população. Isso muda a cara do agente de saúde e do agente de combate a endemias e leva, com certeza, mais benefícios para a saúde da população”, destacou o secretário de saúde, Paulo Rocha.
Para a enfermeira Daniele Araújo, preceptora do Projeto Saúde com Agente, o programa é uma ação inédita do Ministério da Saúde, e que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde e que impacta diretamente na melhoria dos indicadores de saúde e de qualidade de vida de toda população por meio da qualificação desses profissionais.
Daniele fez um relato, destacando pontos da sua vida, onde é preciso enfrentar os preconceitos e os desafios que surgem. Ela disse que foi com alegria que assumiu a turma, e se dedicou integralmente ao lado dos profissionais. “Sempre me coloquei, não só como preceptora, mais como aprendiz ao lado de cada um que participou do curso”, disse Daniela.
Para os alunos do curso, o momento foi de muitos desafios. O ambiente virtual de aulas requereu um pouco de habilidade com a tecnologia e também disciplina; mas o desejo de alcançar o objetivo foi maior e eles superaram esses desafios.
A gestão municipal fez a entrega de um Kit, onde constou: mochila, colete, camiseta, tensiômetro, medido de pressão, medidor de glicemia e aximetro. Após o ato foi feito o sorteio de 02 bicicleta para uso em serviço e foi oferecido um lanche aos presentes.
Confira as imagens