Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Facção criminosa “Los Lobos” reivindica ataque a Fernando Villavicencio, candidato presidente no Equador

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O grupo ameaçou outros políticos do país em vídeo divulgado nas redes sociais

Uma das maiores facções criminosas do Equador, Los Lobos, assumiu a responsabilidade pelo ataque que matou o candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio. Segundo o portal La Razón, o grupo divulgou um vídeo nas redes sociais assumindo a autoria do crime. 

“Toda vez que políticos corruptos não cumprirem suas promessas quando receberem nosso dinheiro, que é de milhões de dólares, para financiar sua campanha, serão dispensados”, disse um dos homens encapuzados. 

O grupo ainda ameaçou outros políticos do país. “Você também, Jan Topic, mantenha sua palavra. Se você não cumprir suas promessas, você será o próximo”, afirmou. 

As autoridades equatorianas ainda não confirmam oficialmente o atentado à facção criminosa. Villavicencio condenava as facções criminosas no Equador. Em diversos discursos pelo país afirmava que, se eleito, faria ações de repressão.

Los Lobos – Reprodução

Estado de Emergência

O presidente do Equador, o conservador Guillermo Lasso, decretou na noite dessa quarta-feira (9), estado de emergência no país durante 60 dias, após o assassinato de Villavicencio. Foram ainda decretados três dias de luto nacional.

“Indignado e consternado pelo assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio. Minha solidariedade e condolências à sua esposa e suas filhas. Por sua memória e sua luta, asseguro-lhes que este crime não ficará impune”, afirmou o presidente do Equador.

Crise no Equador

O atentado é o estopim de uma crise política que perdura no Equador há anos. Em maio, o atual presidente Guillermo Lasso dissolveu a assembleia nacional convocando novas eleições.

O ato, conhecido como ‘morte cruzada’, é previsto na constituição do país, e permite que o presidente governe por seis meses por decreto até a convocação de novas eleições.

Lasso sofria um processo de impeachment e ainda com a baixa popularidade. Ele está no poder desde 2021 é acusado de peculato na gestão da estatal de navegação do Equador.

As eleições no equador deveriam acontecer somente em 2025, quando terminaria o mandato de Guillermo Lasso, atual presidente que sofre uma série de pressões. Mas as eleições foram antecipadas para o próximo 20 de agosto. 

O candidato assassinado, Fernando Villavicencio, do partido de centro ‘Movimiento Construye’ figurava nas pesquisas de intenção de voto em segundo lugar, atrás de Luísa Gonzalez, do ‘Movimiento Revolución Ciudadana’ – partido de esquerda do ex-presidente Rafael Corrêa, que governou o Equador entre 2007 e 2017.

BAND JORNALISMO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Estudantes da rede pública já podem solicitar isenção da taxa do Enem 2025

Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação. A partir desta segunda-feira (14), estudantes da rede estadual de...

Prefeito Jesse James acompanha equipe da Agespisa que realiza reparos para solucionar a falta de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. Nesta segunda-feira, 14 de abril, o prefeito Jesse James acompanhou uma equipe técnica da Agespisa, empresa responsável...

Repercussão em todo o país: menina de 8 anos que faleceu no DF após inalar desodorante, é filha de mãe do Piauí

Sarah Raissa Pereira, de 8 anos, deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) com parada cardiorrespiratória, foi reanimada,...

Taça Guadalupe de Futebol Amador terá rodada inicial no dia 11 de maio, e prefeitura oferecerá premiação de R$ 20 mil

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, anuncia a Taça Guadalupe de Futebol...
spot_img

Piauiense está entre os 10 melhores enxadristas do Brasil

Henrique Veloso está classificado em 7º lugar no ranking de melhores do xadrez brasileiro, na categoria Sub-20 Absoluto. O piauiense...

Marcelo Castro diz que “todos os prefeitos, governadores e presidentes abusam do poder na reeleição”

O relator do novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que todos os políticos que disputam cargos eletivos,...
spot_img

Posts Recomendados