Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Em Harvard, Rafael Fonteles firma parceria para ampliar inteligência artificial na saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O acordo prevê a transferência de conhecimento e tecnologia voltada à produção de laudos médicos, para agilizar o atendimento através do programa Saúde Digital, implantado no Piauí

O governador Rafael Fonteles firmou nesta segunda-feira (14), nos Estados Unidos, uma importante parceria no campo da inteligência artificial, com a Universidade Harvard, uma das instituições de ensino mais importantes do mundo. O acordo prevê a transferência de conhecimento e tecnologia voltada à produção de laudos médicos, para agilizar o atendimento através do programa Saúde Digital, implantado no Piauí.

Nas redes sociais, Rafael divulgou um vídeo onde conversa com o médico brasileiro Bernardo Bizzo, que é diretor Departamento de Radiologia do Massachusetts General Hospital, o hospital-escola de Harvard. O profissional desenvolve pesquisas direcionadas à implementação de ferramentas de inteligência artificial na prática clínica da radiologia.

“O Piauí implanta seu sistema de saúde digital, em que busca fazer laudos mais rapidamente, para ajudar os médicos a fazerem o diagnóstico. O foco principal é cuidar das pessoas na hora certa e a um menor custo possível ao estado, para que possamos cuidar de mais gente” ressalta Fonteles na publicação.

A Universidade Harvard fica na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. É uma das mais prestigiadas universidades do mundo. A comitiva piauiense fez uma visita técnica ao Data Science Office para conhecer o trabalho de Bizzo e da equipe que ele coordena. O médico PhD também é professor da instituição.

“É um prazer imenso recebê-lo aqui e compartilhar um pouco do trabalho que a gente tá fazendo com inteligência artificial aqui em Harvard. É um prazer poder contribuir com nosso país e espero que seja apenas o começo de uma parceria de sucesso” declarou Bizzo.

Os integrantes da Integra Saúde Digital, João José Alencar e Rafael Figueroa, acompanharam a reunião em Harvard. A empresa comanda a experiência piloto do Saúde Digital, em curso no município de Piripiri.

Primeira Infância

Ainda em Cambridge, Rafael Fonteles e a primeira-dama Isabel Fonteles, participaram na noite desta segunda-feira, do coquetel de abertura do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard. O foco é engajar lideranças na elaboração de iniciativas que promovam o desenvolvimento pleno das crianças entre 0 e 6 anos no Brasil.

Cidades Inteligentes

Mais cedo, Rafael Fonteles teve outras agendas nos Estados Unidos, buscando parcerias em diversas áreas para implementar novas experiências no Piauí. Em Boston, teve reunião com o prefeito em exercício, Yusufi Vali, para discutir e conhecer as boas práticas na gestão da cidade.

O governador busca ainda, cooperação para implementação de programas de “Smart Cities” no Piauí, um modelo de cidade que integra produção de energia, tecnologia, serviços e financiamentos para dinamizar o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.

Energia Limpa

Em Stoughton, Massachusetts (EUA), Fonteles se encontrou com representantes da companhia Verde Hydrogen, startup americana que produz eletrolisadores, componentes essenciais na geração de hidrogênio verde. A missão visa firmar parcerias e estabelecer conexões entre investidores e produtores.

Intercâmbio Educacional

O governador do Piauí teve ainda uma agenda onde assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Universidade Estadual de Framingham (Framingham State University – FSU), a primeira universidade pública dos EUA. O acordo possibilita o intercâmbio de professores e alunos da rede pública do Piauí para participarem de programas de extensão em Framingham.

Além disso, o MoU formaliza a cooperação e troca de experiências entre a universidade e o Governo do Estado nas áreas de transformação digital e transição energética.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí aumenta para 20% ICMS das compras internacionais

A nova alíquota do ICMS, definida pelo Comsefaz, passou a valer a partir de 1º de abril de 2025. O...

Zé Santana é anunciado como novo secretário estadual de Trabalho

A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão...

Mais 126 cidades do Piauí entram em estado de emergência por causa da seca

Mais 126 cidades do Piauí entraram em estado de emergência por causa da seca. A portaria publicada pelo Ministério...

Decreto do governador obriga servidores terceirizados e efetivos do Piauí a bater ponto a partir de hoje (20)

Lei que institui o controle de ponto na administração pública estadual foi sancionada e publicada. Foi publicado nesta segunda-feira (19)...
spot_img

“Não vou permitir que faça circo no meu tribunal”, diz Alexandre de Moraes

Declaração foi feita pelo magistrado ao advogado do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O general de Exército Marco Antônio Freire...

A violência contra LGBTQIAPN+ cresce mais de 2.000% em uma década, aponta Atlas da Violência

Mas o relatório alerta que os números podem estar impactados pela subnotificação que existia há 10 anos e que...
spot_img

Posts Recomendados