Insuficiência cardíaca pode ser provocada por infarto, hipertensão e até Covid

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A condição pode ser percebida principalmente pelo cansaço ou falta de ar

O coração humano funciona como uma bomba circulatória. Ele precisa bombear sangue para suprir todos os órgãos do corpo, do rim ao cérebro. Mas, às vezes, fica fraco e não consegue abastecê-lo. Os médicos dizem que é quando a bomba não gera “débito cardíaco” suficiente -o que é chamado de insuficiência cardíaca.

A condição, que afeta o apresentador Fausto Silva, 73, pode ser percebida principalmente pelo cansaço ou falta de ar. A pessoa cansa ao subir uma ladeira ou oito degraus de escada e evolui rapidamente para ficar exausto até ao tomar banho ou escovar os dentes. Em alguns casos, respirar de noite é tão difícil que é necessário dormir sentado.

As causas são as mais variadas cardiopatias. O infarto agudo do miocárdio é a principal, mas fatores como o entupimento coronariano, hipertensão e colesterol descontrolados, abuso de álcool e tabaco, além da doença de chagas também podem levar à falência da bomba.

Divulgação

Estudos recentes apontam que o uso de remédios para tratamento de câncer também pode prejudicar o funcionamento do coração, segundo a médica Stephanie Rizk, especialista em transplante cardíaco e coração artificial do Hospital Sírio-Libanês.

A doença aparece ainda como sequela da Covid-19, provocada pelo coronavírus, diz a médica Carolina Casadei, cardiologista especialista em insuficiência cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

“É uma consequência da miocardite (inflamação do músculo do coração). Algumas pessoas que tiveram Covid tiveram a agressão desse músculo lá atrás, mas acharam que foi só uma gripe, aí agora está evoluindo para um cansaço. Quando a gente vai ver, está com insuficiência cardíaca”, afirma.

Segundo Casadei, se não houver tratamento, a probabilidade de que a insuficiência cardíaca seja fatal ao paciente é de 80% no período de um ano desde o diagnóstico.

Mesmo com tratamento, porém, diz a médica, a doença mata mais que quase todas as formas de câncer, com exceção do câncer de pulmão.

Em média, 10% dos pacientes brasileiros morrem por causa da insuficiência cardíaca, conforme estudo do Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, publicado em 2022.

A abordagem terapêutica para o tratamento e a evolução da doença podem variar com base na causa e no estágio em que o paciente se encontra, segundo Risk.

De maneira geral os principais objetivos do tratamento são aliviar sintomas, melhorar a função cardíaca, retardar a progressão da doença, reduzir o risco de hospitalização e morte e promover melhor qualidade de vida.

A médica afirma que isso é feito a partir de medicamentos, manejo de condições subjacentes como hipertensão ou diabetes e mudanças no estilo de vida. “Alguns pacientes devem fazer uma dieta restrita em sal, exercícios conforme tolerado e monitorados, evitando o consumo excessivo de líquidos”, diz Risk.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de dispositivos como ressincronizadores, um tipo de marcapasso.

Quando o paciente não responde a nenhum desses tratamentos, o paciente tem duas opções: transplante cardíaco ou implante do coração artificial (uma bomba propulsora que consegue puxar o sangue e devolver à aorta).

No Brasil, é mais comum o transplante cardíaco, uma vez que o implante do coração artificial não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) e tem valor elevado.

“É essencial que os pacientes com insuficiência cardíaca sejam avaliados e acompanhados por um cardiologista para determinar a causa e receber o tratamento mais apropriado”, afirma Risk.

FOLHAPRESS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados