Piauí Pet Castramóvel realizará primeira ação nos dias 5 e 6 de setembro em Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A ação prevê cerca de 300 atendimentos com animais de ONG’s e de protetores individuais.

O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, realiza sua primeira ação nos dias 5 e 6 de setembro no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina. O evento acontece das 9h às 11h e das 14h às 18h, prevê cerca de 300 atendimentos e terá como público-alvo os animais de ONG’s e de protetores individuais.

O projeto foi lançado pelo Governo do Piauí no dia 5 de junho de 2023, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).

No trabalho inicial serão realizadas triagem e avaliação de animais domésticos (cães e gatos), para posterior encaminhamento a castração. A ação conta com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira e da vereadora Thanandra Sarapatinhas.

A iniciativa conta ainda com um grande avanço tecnológico, além das consultas de avaliação e da castração, será implantado nos animais um microchip para monitoramento dos cães e gatos, o que possibilitará o controle populacional desses animais, de modo mais eficaz.

Para garantir maior eficácia no atendimento prestado aos animais e segurança à sua saúde, a primeira ação do Piauí Pet Castramóvel acontecerá em quatro etapas: 1) cadastro no local da ação para recebimento de senha; 2) triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados; 3) encaminhamento para exames laboratoriais; 4) encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada – nos animais aptos.

O objetivo é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação. Os veterinários orientarão os responsáveis sobre onde e quando será a castração de seus pets.

As castrações serão realizadas após aprovação do cadastro, nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

“O Governo do Estado e nós, da Semarh, estamos muito felizes com a primeira ação do projeto Piauí Pet Castramóvel, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos, principalmente daqueles em situação de rua”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira. “E um dos destaques inovadores dessa iniciativa é a implantação de microchip nos animais, para um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional”, comemora o secretário.

Primeira ação

Para a ação de estreia, o projeto terá como público-alvo os animais de ONG’s e de protetores individuais – pessoa física que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável. Para que os animais de protetores independentes sejam atendidos durante os dois dias da ação, seus responsáveis deverão realizar um pré-cadastro junto às ONG’s parceiras: Apipa e Raíssa Protetora. Após reunirem os cadastros de todos os animais, as organizações parceiras informarão à Semarh, previamente, quais e quantos serão levados à ação de estreia para receber atendimento.

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade na Semarh-PI, destaca que, por se tratar de um projeto de destaque e com alta demanda, a primeira ação do Castramóvel delimitou o público-alvo, de modo a garantir maior eficácia ao trabalho. “Após a conclusão das primeiras 300 castrações, iremos avaliar o processo de execução das atividades e seus resultados, de modo a expandir o público nas próximas ações, incluindo animais de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico, que também são alvo do projeto”, ressaltou.

A importância da Castração

A castração é uma das estratégias para promover o controle populacional dos animais, principalmente daqueles em situação de rua, além de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados, garantindo maior bem-estar e saúde aos animais e à população. A iniciativa ainda reduzirá os riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais, como o calazar.

O Piauí Pet Castramóvel é um projeto itinerante e o primeiro projeto do estado voltado para a castração gratuita de animais domésticos em todo o Piauí. Suas ações serão realizadas em parceria com ONGs e protetores de animais.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados