Preço da carne cai 9,6% nos primeiros oito meses de 2023; Saiba os cortes que estão mais baratos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filé-mignon lidera a lista com queda de 16,95%, seguido por alcatra e contrafilé

O preço da carne no Brasil caiu em média 9,6% em 2023, segundo dados do IBGE. Filé-mignon lidera a lista com queda de 16,95%, seguido por alcatra e contrafilé. O segmento de alimentos e bebidas também registra deflação, com a carne ocupando o terceiro lugar na lista de maiores quedas de preço no ano.

Divulgação

Dados divulgados ontem pelo IBGE revelam que o preço do filé-mignon teve a maior queda entre as carnes neste ano, com uma redução de 16,95%. Alcatra e contrafilé seguem com quedas de 13,46% e 11,77%, respectivamente.

F56CuaOXIAAeCCd Visor Notícias
REPRODUÇÃO/UOL

No ranking de alimentos que compõem o IPCA, o filé-mignon foi o sexto item com maior redução de preço. Fica atrás apenas de cebola, laranja, óleo de soja, abacate e batata inglesa, com quedas que variam de 19,33% a 43,71%.

O segmento de aves e ovos teve um comportamento distinto. A queda no preço foi de 6,30%, com destaque para o frango em pedaços e frango inteiro, que tiveram reduções de 11,69% e 9,79%, respectivamente. Os ovos, por outro lado, apresentaram uma alta de 12,94%.

No setor de pescados, a situação foi de alta nos preços. A tainha lidera com um aumento de 11,68%, seguida pelo caranguejo e tilápia. Contudo, também houve cortes que ficaram mais acessíveis, como o peroá e o serra, com quedas de 14,58% e 6,43%.

O grupo de alimentos e bebidas registrou deflação pelo terceiro mês consecutivo. Em agosto, a queda foi de 0,85%. A carne ocupa o terceiro lugar na lista de subgrupos com maiores reduções no preço, atrás apenas de óleos e gorduras e tubérculos, raízes e legumes.

Em relação à inflação geral do país, o IPCA foi de 0,23% em agosto. No acumulado do ano, a inflação está em 3,23% e nos últimos 12 meses, em 4,61%.

Essa queda nos preços das carnes e outros alimentos alivia o orçamento doméstico e impacta de forma significativa o índice de inflação, que é uma das principais preocupações econômicas do país. O panorama atual sugere um alívio para os consumidores e um sinal positivo para a economia.

Fonte: UOL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky

Lei é utilizada pelo governo dos EUA para sancionar economicamente estrangeiros. Argumento envolvia julgamento de Jair Bolsonaro. O governo dos...

Autoescolas estimam redução de até 80% no custo das aulas práticas após mudança do Contran

Proprietários do setor já calculam um forte impacto no preço final para o aluno. Após o Conselho Nacional de Trânsito...

Polícia destrói uma tonelada de drogas apreendida no Litoral do Piauí

Maconha, cocaína, crack e insumos químicos apreendidos em operações recentes em Parnaíba, Luís Correia e região foram destruídas. Aproximadamente uma...

Gestantes de Guadalupe devem procurar as UBSs a partir de segunda-feira (15) para vacinação contra o VSR, orienta Amanda Souza Miranda

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe informa que o município dará...
spot_img

Presidente da Câmara de Sebastião Leal busca bonificação de Natal para vereadores através de consulta ao TCE

Consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí sobre o pagamento do benefício não foi reconhecida, e...

Ataque a tiros deixa menina de 12 anos morta e homem ferido em Floriano

Uma menina de 12 anos, identificada como Ester Lourrane de Castro Aquino, morreu após ser atingida por um disparo...
spot_img

Posts Recomendados