Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Preço da carne cai 9,6% nos primeiros oito meses de 2023; Saiba os cortes que estão mais baratos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filé-mignon lidera a lista com queda de 16,95%, seguido por alcatra e contrafilé

O preço da carne no Brasil caiu em média 9,6% em 2023, segundo dados do IBGE. Filé-mignon lidera a lista com queda de 16,95%, seguido por alcatra e contrafilé. O segmento de alimentos e bebidas também registra deflação, com a carne ocupando o terceiro lugar na lista de maiores quedas de preço no ano.

Divulgação

Dados divulgados ontem pelo IBGE revelam que o preço do filé-mignon teve a maior queda entre as carnes neste ano, com uma redução de 16,95%. Alcatra e contrafilé seguem com quedas de 13,46% e 11,77%, respectivamente.

F56CuaOXIAAeCCd Visor Notícias
REPRODUÇÃO/UOL

No ranking de alimentos que compõem o IPCA, o filé-mignon foi o sexto item com maior redução de preço. Fica atrás apenas de cebola, laranja, óleo de soja, abacate e batata inglesa, com quedas que variam de 19,33% a 43,71%.

O segmento de aves e ovos teve um comportamento distinto. A queda no preço foi de 6,30%, com destaque para o frango em pedaços e frango inteiro, que tiveram reduções de 11,69% e 9,79%, respectivamente. Os ovos, por outro lado, apresentaram uma alta de 12,94%.

No setor de pescados, a situação foi de alta nos preços. A tainha lidera com um aumento de 11,68%, seguida pelo caranguejo e tilápia. Contudo, também houve cortes que ficaram mais acessíveis, como o peroá e o serra, com quedas de 14,58% e 6,43%.

O grupo de alimentos e bebidas registrou deflação pelo terceiro mês consecutivo. Em agosto, a queda foi de 0,85%. A carne ocupa o terceiro lugar na lista de subgrupos com maiores reduções no preço, atrás apenas de óleos e gorduras e tubérculos, raízes e legumes.

Em relação à inflação geral do país, o IPCA foi de 0,23% em agosto. No acumulado do ano, a inflação está em 3,23% e nos últimos 12 meses, em 4,61%.

Essa queda nos preços das carnes e outros alimentos alivia o orçamento doméstico e impacta de forma significativa o índice de inflação, que é uma das principais preocupações econômicas do país. O panorama atual sugere um alívio para os consumidores e um sinal positivo para a economia.

Fonte: UOL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis para que redução de preço chegue ao consumidor

Para ele, quando a Petrobras reduz os valores, os postos devem baixar o preço na mesma magnitude para o...

Seu Desejo retira Marcos Parente da agenda de julho após confusão sobre show no dia 15

Por Gleison Fernandes. Após três dias de especulações, a banda Seu Desejo atualizou sua agenda de shows nesta sexta-feira, 4...

IOF: Alexandre de Moraes suspende atos do governo Lula e do Congresso, e convoca conciliação

Ministro é relator das ações no STF sobre o tema. Congresso derrubou decretos do Planalto que elevaram alíquotas do...

Arraial da Saúde leva serviços e vacinação à população do povoado Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, a comunidade do povoado Barra do...
spot_img

Guadalupe sediará mais uma edição da Expedição Náutica neste sábado, 5 de julho

Por Gleison Fernandes. Guadalupe se prepara para sediar, neste sábado (5), a 2ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de...

Quem deseja a anistia de Bolsonaro e dos acusados de 8 de janeiro?

A Câmara dos Deputados está prestes a pautar um projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques golpistas de...
spot_img

Posts Recomendados