Plataforma vai facilitar a vida do cidadão, para que não precise enfrentar filas, resolvendo quase tudo por meio da internet. A meta é agregar 100 serviços públicos até o final do ano.
O governador Rafael Fonteles (PT) lançou, na manhã desta segunda-feira (18), a plataforma digital Gov.Pi Cidadão, que vai ofertar dezenas de serviços públicos à população, diminuindo a burocracia e as grandes filas nos órgãos do Governo do Estado. A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio de Karnak.
A plataforma foi desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) e já oferta mais de 50 serviços, dentre eles, atendimentos do Detran, acesso a contracheques e informações sobre a Rede Estadual de Educação. Tudo pode ser acessado pelo site, por meio deste link, ou por aplicativo, disponível na Apple Store ou Play Store.
“Vamos garantir, além de um serviço ágil, o serviço seguro. O serviço digital do governo é muito utilizado, mas de forma descentralizada e isso termina sendo ineficiente. Quando você centraliza e torna o aplicativo mais amigável para o cidadão, você consegue mais eficiência, mais segurança e consegue facilitar a vida do cidadão, porque ele não tem que ir em vários lugares e nem em vários sites. Em um mesmo portal estão lá vários serviços integrados”, declarou o governador.
Ainda segundo Rafael Fonteles, a meta é disponibilizar todos os serviços do Estado na plataforma até o final deste ano. “Começamos com 53 serviços, mas queremos todos os serviços do Estado do Piauí até o final do nosso mandato na plataforma Gov.Pi Cidadão”, completou. Ellen Gera, diretor da Etipi, enfatizou que o Governo está investindo em tecnologia para pôr fim a burocracia nos serviços ofertados à população. “O Governo do Estado do Piauí está apostando na tecnologia para facilitar a vida do cidadão piauiense. Essa é uma plataforma que tem o foco em levar para o cidadão piauiense aquele serviço que, hoje, ele normalmente precisa ir presencialmente a um escritório do Governo. Então, nosso objetivo é diminuir as filas e levar facilidade e agilidade para o acesso aos serviços públicos”, concluiu.