Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Congresso se prepara para derrubar veto sobre marco temporal, diz deputado Júlio César

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente da República tem até 15 dias para manifestar um parecer quanto ao texto.

O Congresso Nacional se prepara para a reação do Governo Federal quanto à aprovação do marco temporal das terras indígenas. O texto, aprovado no Senado, na quarta-feira (27), regulamenta os direitos dos povos originários indígenas sobre suas terras. A projeção é que seja vetado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista à rádio Clube News – nesta sexta-feira (29) – o deputado federal Júlio César (PSD-PI) afirmou que, havendo veto integral à matéria, deputados e senadores estão convencidos de derrubar o veredito do Palácio do Planalto.

Deputado federal Júlio César (Foto: Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNews)

“Nós estamos certos de que o que foi aprovado na Câmara e no Senado será sancionado. No entanto, há um indício de que o Lula vai vetar o projeto todo. Mas, lá na Câmara, está todo mundo preparado se houver o veto, vamos derrubar o veto”, garantiu.

Acordo político

Em caso de veto, o texto retorna ao Congresso Nacional para a análise, em sessão conjunta, de deputados e senadores, no prazo de 30 dias. O presidente da República tem até 15 dias para manifestar um parecer quanto ao texto. Não havendo manifestação do Executivo nesse período, o projeto de lei é considerado sancionado.

A costura de um consenso entre o Congresso e o Planalto perpassa pelo entendimento político e o alinhamento entre os dois Poderes. A falta de um entendimento entre as bancadas de ruralistas e ambientalistas em relação ao uso e posse das terras indígenas tem influenciado nas negociações.

Júlio César, que já foi vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) em 2019, defendeu o setor agropecuário como estratégico na balança comercial brasileira.

“Várias lideranças do setor já estão conversando com o ministro da Fazenda, com as autoridades competentes do Governo para que mantenha o texto da Constituição de 1988. O agronegócio é o negócio que mais cresce no Brasil. A indústria tem caído, o comércio e serviços estão estabilizados, e o agronegócio contribui para o fortalecimento do PIB [produto interno bruto], no saldo da balança comercial brasileira”, esclareceu.

Marco temporal

O projeto que regulamenta os direitos dos povos originários indígenas sobre suas terras (PL 2.903/2023) só permite demarcar novos territórios indígenas nos espaços que estavam ocupados por eles em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal — tese jurídica que ficou conhecida como marco temporal para demarcação de terras indígenas.

O projeto também prevê a exploração econômica das terras indígenas, inclusive em cooperação ou com contratação de não indígenas. A celebração de contratos nesses casos dependerá da aprovação da comunidade, da manutenção da posse da terra e da garantia de que as atividades realizadas gerem benefício para toda essa comunidade.

Na avaliação do deputado, a redação original do projeto garante segurança jurídica e não implica no desfavorecimento dos povos indígenas.

“O que nós queremos é o cumprimento da Constituição de 1988, que ela já definiu a área e o direito adquirido dos índios do Brasil. Esse marco regulatório foi apenas para deixar de dar expansão para o agronegócio brasileiro. Iriam tomar muitas terras que já estavam documentadas, regulamentadas. Eu vi muitos agropecuaristas dizendo que têm a escritura de mais de 50 anos”, concluiu.

Fonte: com informações da Agência Senado

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Guadalupe confirma sua força no motocross no primeiro dia de provas, com grande público e pilotos de várias regiões”, diz prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes. O Motocross do Trabalhador de Guadalupe teve início na tarde deste sábado, 3 de maio, na pista...

Motocross do Trabalhador é aberto em Guadalupe com duas provas; 12 disputas acontecem neste domingo a partir das 11h

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA. O tradicional Motocross do Trabalhador de Guadalupe teve início na tarde deste sábado...

Recusa em devolver PIX recebido por engano pode levar à prisão e pagamento de multa; saiba o que fazer

Mulher no interior da Bahia foi conduzida à delegacia após se recusar a devolver valor recebido por engano via...

Jerumenha inicia II Festival de Negócios com foco na geração de renda e na valorização de produtos locais

Por Gleison Fernandes. O II Festival de Negócios de Jerumenha começou nesta sexta-feira (2), na Praça Artur Passos, reunindo a...
spot_img

Competições esportivas, caminhada, sorteio de brindes e premiação movimentam o Balneário Belém Brasília em Guadalupe em alusão ao Dia do Trabalhador

Por Gleison Fernandes. A manhã deste sábado, 3 de maio, foi marcada por muita animação e espírito esportivo no Balneário...

Acusado de furtar Correios de Elizeu Martins é preso dentro de ônibus

De acordo com a polícia, o foragido vinha da cidade de Barreiras (BA) em um ônibus, quando foi abordado...
spot_img

Posts Recomendados