Beneficiários do Bolsa Família em Picos e Marcos Parente passarão por fiscalização

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Averiguação cadastral das famílias será realizada pela CGU a fim de atualizar cadastros no CadÚnico.

As famílias que recebem benefícios assistenciais do Governo Federal, como o Bolsa Família, passarão por fiscalização entre os dias 16 e 20 de outubro. O objetivo é realizar uma averiguação cadastral a fim de atualizar as informações compostas no CadÚnico. A ação é realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e acontecerá em 60 municípios. No Piauí, os beneficiários de Picos e Marcos Parente serão visitados em suas residências.

Divulgação

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza. As informações que nele constam são utilizadas para o pagamento de benefícios. Nesse caso, a fiscalização corresponde a Averiguação Cadastral Unipessoal, em que são selecionadas famílias em que somente uma pessoa está cadastrada, para a verificação da composição familiar.

Durante a fiscalização, serão realizadas entrevistas com beneficiários, conselheiros e gestores locais, além da análise e o cruzamento de dados. Os municípios foram escolhidos levando em consideração critérios de quantidade de beneficiários inscritos no CadÚnico e a proporção das famílias unipessoais.

De modo geral, a averiguação visa, além de atualizar os cadastros, combater eventuais fraudes para que assim melhore a eficácia dos programas de transferência de renda. “Nós queremos mostrar que a CGU, além de fiscalizar e tomar conta da aplicação adequada dos recursos públicos, também ajuda a aprimorar as políticas públicas”, pontua o ministro de Estado da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), a Averiguação Cadastral de Renda 2023 inclui famílias beneficiárias dos programas Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Além disso, inclui também famílias cadastradas que não são beneficiárias de nenhum desses programas sociais, mas que também foram identificadas com divergência de renda e precisam ter os cadastros atualizados para poderem acessar esses programas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vereador Dr. Dílson Barbosa dedicou mensagem para as mães de Guadalupe

O presidente da Câmara, parabenizou todas as mães pela data, e afirmou que cada mulher que vive a experiência...

Papa Francisco liga para arcebispo de Porto Alegre e manifesta solidariedade aos gaúchos

Dom Jaime Spengler foi surpreendido por ligação na manhã deste sábado (11) O papa Francisco manifestou solidariedade aos gaúchos por causa da tragédia enfrentada pelo Rio Grande...

Boletim alerta para chance muito alta de novas inundações no RS neste domingo (12)

Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais classifica o estado inteiro sob risco muito alto ou alto Quase todo...

Ministério da Saúde envia mais de 300 mil imunizantes ao RS, além do envio de rotina

Mais 200 caixas térmicas de alta qualidade e 4,8 mil bobinas de resfriamento também serão enviadas. Não há registro...
spot_img

MDS suspende revisão cadastral dos beneficiários do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

"Nossa prioridade é cuidar das famílias e garantir proteção social”, disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social,...

Dois mil policiais militares reforçam a segurança em centros comerciais do Piauí na Operação Dia das Mães

A PM intensifica o policiamento também, em restaurantes e cemitérios neste domingo (12). A Polícia Militar do Piauí, através do...
spot_img

Posts Recomendados