Com Wellington Dias na Itália e Fonteles na China: Piauí lidera desenvolvimento do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A representatividade piauiense em missões oficiais como estas proporciona a introdução forte do estado na política brasileira

A 51ª sessão plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA) iniciou nesta segunda-feira (23.10) em Roma, reunindo autoridades e especialistas globais para discussões profundas sobre segurança alimentar e nutricional. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), representa com maestria o Brasil nesse encontro crucial.

Secom – Piauí

O CSA, plataforma intergovernamental coordenada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), com o respaldo do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e do Programa Alimentar Mundial, realiza anualmente essa plenária com o objetivo nobre de contribuir para a construção de políticas que combatam a crise alimentar, reduzam desigualdades e promovam a proteção social.

Na segunda-feira (23.10), às 10h (horário de Roma), Wellington Dias, com eloquência, participa da plenária do CSA na sede da FAO em Roma. Ele atua como porta-voz das ações, propostas e reivindicações do Brasil no âmbito das políticas de segurança alimentar. Na terça-feira (24.10), às 13h30, o ministro brasileiro apresenta suas perspectivas no evento “Lições do Brasil – Recuperando-se dos reveses no combate à fome e à desnutrição e os desafios no caminho a seguir”.

Missão internacional de Rafael Fonteles

Em uma jornada pelo extremo oriente, o governador Rafael Fonteles (PT) desembarcou na China com o propósito claro de fortalecer as relações internacionais e impulsionar o desenvolvimento econômico do Piauí. Sua missão, que se estenderá ao Japão e à Coreia do Sul, visa atrair investimentos e destacar as potencialidades do estado brasileiro.

Em solo chinês, Fonteles e sua comitiva foram calorosamente recebidos, marcando o início de uma série de reuniões e encontros de negócios programados para os dias seguintes. O governador, ativo nas redes sociais, registrou a chegada a Pequim, onde foi recepcionado pelo ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Pequim, João Batista Magalhães.

Em sua postagem, Fonteles expressou entusiasmo: “Chegamos em Pequim, na China, para mais uma missão em busca de parcerias, investimentos e melhorias para o Piauí. Amanhã cedinho daremos início às nossas reuniões e encontros, e você vai acompanhar tudo por aqui!”

O chefe do Executivo ressaltou a importância das missões internacionais realizadas desde o início de sua gestão, destacando os objetivos fundamentais. “Sempre que fazemos essas missões internacionais, são dois os objetivos: o primeiro é aprender com os demais países e regiões naquilo que eles são destaques para trazermos as melhores práticas ao Piauí. Japão e Coreia do Sul são exemplos em educação, governadoria digital, tecnologia da informação. O segundo ponto é trazer mais investimentos para cá, e certamente, muitos virão a partir desse nosso diálogo”, afirmou o governador antes da viagem.

Nessa incursão pela Ásia, Fonteles busca estabelecer parcerias nas áreas estratégicas como hidrogênio verde, pescado e aprimoramento dos serviços públicos. O Piauí busca aprender com as melhores práticas de países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e China, referências em educação, governança digital e tecnologia da informação.

A programação na China inclui encontros estratégicos com empresas renomadas, como a China Communications Construction Company (CCCC) e a Genertec International, visando alinhar projetos de infraestrutura com suas competências técnicas. O governador também explorará oportunidades em tecnologia e segurança pública durante visitas à Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS e à sede da Huawei em Pequim.

O roteiro em Xiamen prevê uma visita ao Porto do Futuro e ao Terminal Hairun, o primeiro Porto Inteligente da China. Será assinado um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação no Porto de Luís Correia. Além disso, o governador explorará a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, um centro de inovação e comércio internacional, buscando parcerias para desenvolvimento e inovação.

A agenda do governador inclui encontros com o Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação, a Prefeitura de Xiamen e eventos de matchmaking entre empresários locais e piauienses. O encerramento da missão se dará com uma reunião no New Development Bank, onde Rafael Fonteles apresentará projetos do Piauí e buscará apoio institucional e financiamento junto à ex-presidente Dilma Rousseff.

Essa viagem internacional é uma oportunidade ímpar de fortalecer as relações do Piauí com países asiáticos, abrindo portas para investimentos e conhecimentos que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado. O entusiasmo e determinação do governador Rafael Fonteles são elementos fundamentais para o sucesso dessa iniciativa, que promete deixar marcas positivas no cenário econômico e tecnológico do Piauí.

Do Meionorte.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados