No próximo domingo, 5, milhões de candidatos encaram o primeiro dia de provas; confira como é possível se preparar nestes últimos dias
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está chegando. Falta apenas uma semana para quase 4 milhões de candidatos participarem do primeiro dia de provas, que será realizado no dia 5 de novembro. Já o segundo dia do exame acontecerá no próximo dia 12.
Mas, faltando tão pouco tempo para o grande dia, será que é possível fazer uma preparação-relâmpago? A resposta é sim. Para o coordenador de exatas do Anglo, Rodney Luzio, o ideal é que o candidato comece os estudos para o Enem desde o início do ano, mas há algumas estratégias que podem ser colocadas em prática nesta reta final e que podem fazer a diferença na hora das provas.
Defina uma estratégia de prova
Estabeleça qual será sua estratégia para resolver as questões do Enem. Defina, por exemplo, por qual matéria vai começar a prova; qual disciplina ficará por último; se vai alternar as disciplinas ou fazer todas as questões de uma mesma matéria de uma vez; se vai iniciar pela redação; se vai responder as questões fáceis primeiro e as difíceis depois; em que momento fará uma pausa; entre outros pontos importantes.
“O candidato precisa saber que o Enem é uma prova de estratégia. Portanto, quanto menos tempo ele tem para se preparar, mais afiada tem que estar a estratégia dele”, afirma o coordenador.
Revise o conteúdo
Estudar todo o conteúdo que é cobrado pelo Enem em apenas uma semana é inviável. Desse modo, a dica é definir prioridades. Verifique quais são os temas que aparecem com mais incidência no exame em cada disciplina e faça uma revisão de cada um.
“Quanto menos tempo o aluno tem, mais ele deve usar e abusar de resumos teóricos. Os resumos já trazem exatamente o que ele precisa saber sobre o assunto”, orienta Luzio.
É necessário também dar uma atenção especial para os assuntos que você têm mais dificuldade, mas antes cheque se esse tema está na lista de assuntos que mais caem nas provas para entender se é uma prioridade.
Refaça provas anteriores
Quanto mais você treinar, mais você chegará afiado para as questões. Portanto, refaça o máximo possível de provas anteriores do Enem. Além disso, resolva esses exames como simulados, dentro do mesmo tempo em que você terá nos dias de provas. Isso vai ajudar inclusive a entender se a estratégia de prova que você escolheu realmente funciona para você.
“Ao longo dos anos, a prova do Enem não mudou muito. Por isso, é fundamental que o aluno conheça as provas dos anos anteriores, porque a probabilidade dos assuntos e dos formatos se repetirem é muito grande”, explica o coordenador do Anglo.
Pratique a redação
A redação tem um peso muito grande no Enem, afinal o texto vale 1.000 pontos. Nesta última semana, escreva o máximo de redações possível, levando em consideração as características de um texto dissertativo-argumentativo, que é o estilo exigido pelo exame.
Por Marcela Coelho – Terra