Mais da metade dos idosos do Piauí não tem acesso à Internet; taxa é a maior do Brasil

-

Cerca de 54,1% dos piauienses com 60 anos ou mais não utilizam plataforma, diz IBGE.

A população de 60 anos ou mais do Piauí é a que menos tem acesso à Internet no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento, realizado no quarto trimestre de 2022, apontou que cerca de 54,1% dos idosos piauienses não utilizam a Internet. A média nacional da faixa etária ficou em 37,9%, enquanto a região Nordeste registrou 48,7%.

Foto: Moura Alves/O Dia

As menores taxas do país pertencem ao Distrito Federal e ao Rio de Janeiro, nos quais apenas 17,8% e 27,7% da população idosa não acessam a plataforma, respectivamente.

Dentre os principais motivos informados, os idosos elencaram o fato de não saberem utilizar (47,7%), a falta de necessidade (23,5%) e os serviços de Internet serem caros (11,1%).

Apesar de representarem atualmente o menor contingente, as pessoas com 60 anos ou mais têm apresentado uma tendência de crescimento na proporção de acesso. Em 2016, por exemplo, o percentual era de 91,4%.

No Piauí, os grupos etários da população que mais utilizam a Internet são os de 20 a 24 anos e de 25 a 29 anos, com cerca de 3,8% dos integrantes das respectivas faixas.

“A tendência verificada é de que, com o aumento da idade, uma parcela cada vez maior da população não tenha acesso à Internet, registrando-se praticamente o dobro de aumento na proporção de pessoas na passagem de um grupo etário para o outro”, explica o IBGE.

Confira os percentuais de todas as faixas etárias:

10 a 13 anos: 25,2% não utilizam a Internet;

14 a 19 anos: 5,3%;

20 a 24 anos: 3,8%

25 a 29 anos: 3,8%;

30 a 39 anos: 7,4%;

40 a 49 anos: 15,9%;

50 a 59 anos: 26,4%;

60 anos ou mais: 54,1%.

Fonte: com informações do IBGE

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Artesanato piauiense ganha espaço de destaque na Casacor Piauí 2026

Mostra conta com participação de 47 profissionais renomados em 32 ambientes e um dos destaques é o espaço Casa...

Ciro Nogueira marca agenda entregando obras nas áreas da saúde, educação e esporte

“Em mais uma agenda pelo meu amado Piauí, tive o privilégio de entregar obras e participar de algumas inaugurações,...

Pesquisa Meio/Ideia: Flávio tem 45,3%, e Lula, 44,7% no 2º turno

Foram ouvidas 1.500 pessoas em todo o país entre os dias 1 e 5 de maio. A margem de...

Vendas de veículos novos avançam no Brasil e batem recorde para o período desde 2013

O Brasil registrou a venda de 1.734.599 veículos novos nos quatro primeiros meses de 2026, maior volume para o...

Associação pede ao STF anulação de votação do Senado que barrou Jorge Messias

A Associação Civitas para Cidadania e Cultura acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da sessão...

Polícia Civil investiga denúncia de abuso contra criança de 9 anos em escola da rede municipal de Floriano

A Polícia Civil do Piauí investiga uma denúncia de abuso sexual envolvendo uma criança de 9 anos em uma...

Deputado Júlio César participa de momento religioso durante festejos da padroeira de Guadalupe

O deputado federal Júlio César participou, na noite da...

Afastamentos por burnout disparam e auxílios-doença crescem quase 500%

Entre 2021 e 2024, número de casos saltou de...

Você também pode gostar
Recomendado para você